Aprimoramento no Combate ao Aedes Aegypti - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 20/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, a proliferação e o combate ineficiente ao mosquito aedes aegypti têm causado preocupação para a população devido ao aumento de casos de vírus (dengue, zika e chikungunya) e aparecimento de mosquitos em regiões onde eles não habitavam. Embora o Brasil reconheça a ameaça do mosquito para a população e atue com campanhas e ações, o seu controle e erradicação não têm sido eficientes, necessitando [de] aprimoramentos.

A facilidade de reprodução do aedes aegypti e o aumentos dos casos das doenças por ele transmitidas são fatores que trazem o alerta para o descontrole sobre o mosquito. Este encontrou no clima brasileiro, combinado com o ambiente urbano, um território fértil para se reproduzir, se utilizando[-se] de águas paradas e limpas como excelentes criadouros, o que tem aumentado de forma considerável sua população. Em 2016, por exemplo, os casos de chikungunya (250 mil) tiveram um aumento de 15 vezes em relação ao ano de 2015. Frente a [à] ameaça da presente epidemia, o governo brasileiro tem feito campanhas e atuado junto a [na] população, porém [vírgula] devido ao descuido dos moradores e áreas de difícil acesso ou sem responsáveis, o combate ao mosquito não está sendo o suficiente.

Apesar da intensa divulgação e conscientização sobre os focos de mosquito, novas formas de combate devem ser exploradas também, além de se intensificar as já existentes. Conscientizar as pessoas é importante e deve continuar sendo feito, pois o extermínio urbano de criadouros urbanos depende dessa ação conjunta com a população. Junto a isso é indispensável que moradores negligentes sejam multados por não fazerem suas partes. Como nova forma de combate, a engenharia genética poder ser mais utilizada, como é o caso do já existente “Aedes do bem”, um mosquito macho geneticamente modificado que [vírgula] ao cruzar com fêmeas selvagem [selvagens] [vírgula] geram mosquitos que não sobrevivem.

Dessa forma, intensificando o combate já existente e inserindo outras formas, o Brasil tem grandes chances de diminuir o número de mosquitos, barrar o seu avanço no território nacional e [vírgula] consequência [vírgula] minimizar as doenças por eles transmitidas. Espera-se que os órgãos de saúde continuem fazendo campanhas por meio das mídias e com agentes visitando casas, [sem vírgula] para garantir e lembrar[-se] da responsabilidade coletiva do combate ao mosquito. Por fim, o governo deve ampliar os meios de combate a fim de se erradicar esse risco que, infelizmente, tem ameaçado cada vez mais a vida dos brasileiros.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, fez considerações válidas sobre a questão e apresentou um bom nível de escrita. Procure apenas ir além do que todos dizem sobre a questão, apresentando uma linha argumentativa bem embasada e que sobressaia ao senso comum.  Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200