Por que estamos perdendo a guerra contra o Aedes Aegypti? - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 20/02/2017

Status:

Corrigida
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Casos de dengue, chikungunya e zika, todos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, aumentam no país a cada ano, apesar das inúmeras campanhas de conscientização e mutirões de combate a focos. A batalha contra esse mosquito se torna [torna-se] cada vez mais complexa, surgindo a dúvida: Por que é tão difícil combate-lo [combatê-lo]?

O Aedes aegypti é um velho conhecido dos brasileiros, sendo causa recorrentes [recorrente de] epidemias de dengue desde os anos 1980. Em 2002, o aumento de casos da doença e a chegada de uma terceira variedade do vírus resultaram na elaboração do Programa Nacional de Controle a Dengue, onde [em que] o objetivo é [era]controlar a população do mosquito, ao invés [em vez] de erradica-lo. Entretanto, o país não esperava que o mosquito se tornaria tão adaptável a [à] vida urbana. Constatou-se que ele pode fazer de criadouro depósitos de água minúsculos, como uma tampa de garrafa jogada na rua, e evidências recentes indicam que o mosquito não exige água limpa e claras [clara], ou seja, qualquer poça ou esgoto a céu aberto pode virar viveiro.

Não obstante, colocar a culpa somente no mosquito não resolve. O crescimento urbano acelerado e desorganizado, [sem vírgula] empurrou milhões de pessoas para moradias precárias nos grandes centros urbanos, e o governo não se preparou para atender as necessidades básicas da população que cresceu tão rápido. Por conseguinte, problemas como,  [sem vírgula] falta de esgoto encanado, deficiente coleta de lixo,  [sem vírgula] e crise hídrica (que obrigou os cidadãos a armazenar[em] água),  [sem vírgula] contribuíram para o aumento do número de mosquitos, [ponto]uma vez o que Aedes aegypti é oportunista, quanto maior o número de criadouros e de pessoas para ele picar, mais ele irá viver.

Destarte, é fato que estamos perdendo a guerra contra o Aedes aegypti, pois as medidas para combate-lo são conhecidas, mas não são executadas corretamente. O governo precisa investir em políticas públicas de combate, melhorando a vigilância epidemiológica, investindo em campanhas de conscientização populacional,  [sem vírgula] e expandindo as ações de combate ao mosquito, como a inspeção de casas em busca de criadouros. Mantendo[-se] a quantidade de mosquitos em níveis seguros  [vírgula] evitará que ele transmita doenças.

Comentários do corretor



O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e faltou uma linha argumentativaque extrapolasse o senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200