Casos de dengue, chikungunya e zika, todos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, aumentam no país a cada ano, apesar das inúmeras campanhas de conscientização e mutirões de combate a focos. A batalha contra esse mosquito se torna [torna-se] cada vez mais complexa, surgindo a dúvida: Por que é tão difícil combate-lo [combatê-lo]?
O Aedes aegypti é um velho conhecido dos brasileiros, sendo causa recorrentes [recorrente de] epidemias de dengue desde os anos 1980. Em 2002, o aumento de casos da doença e a chegada de uma terceira variedade do vírus resultaram na elaboração do Programa Nacional de Controle a Dengue, onde [em que] o objetivo é [era]controlar a população do mosquito, ao invés [em vez] de erradica-lo. Entretanto, o país não esperava que o mosquito se tornaria tão adaptável a [à] vida urbana. Constatou-se que ele pode fazer de criadouro depósitos de água minúsculos, como uma tampa de garrafa jogada na rua, e evidências recentes indicam que o mosquito não exige água limpa e claras [clara], ou seja, qualquer poça ou esgoto a céu aberto pode virar viveiro.
Não obstante, colocar a culpa somente no mosquito não resolve. O crescimento urbano acelerado e desorganizado, [sem vírgula] empurrou milhões de pessoas para moradias precárias nos grandes centros urbanos, e o governo não se preparou para atender as necessidades básicas da população que cresceu tão rápido. Por conseguinte, problemas como, [sem vírgula] falta de esgoto encanado, deficiente coleta de lixo, [sem vírgula] e crise hídrica (que obrigou os cidadãos a armazenar[em] água), [sem vírgula] contribuíram para o aumento do número de mosquitos, [ponto]uma vez o que Aedes aegypti é oportunista, quanto maior o número de criadouros e de pessoas para ele picar, mais ele irá viver.
Destarte, é fato que estamos perdendo a guerra contra o Aedes aegypti, pois as medidas para combate-lo são conhecidas, mas não são executadas corretamente. O governo precisa investir em políticas públicas de combate, melhorando a vigilância epidemiológica, investindo em campanhas de conscientização populacional, [sem vírgula] e expandindo as ações de combate ao mosquito, como a inspeção de casas em busca de criadouros. Mantendo[-se] a quantidade de mosquitos em níveis seguros [vírgula] evitará que ele transmita doenças.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e faltou uma linha argumentativaque extrapolasse o senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |