No que ser [se] refere ao mosquito Aedes Aegypt , pode-se perceber que as medidas tomadas até a momento não surtiram o efeito desejado e a proliferação do mosquito aliado as [aliada às] doenças transmitidas por ele causam grande preocupação a [na] população brasileira. Isso se evidencia pelo aumento de casos de doenças como a febre Zika, Dengue, febre Amarela e Chikungunya, relacionado as [que estão relacionadas com as] medidas ineficazes em relação ao combate do mosquito. A questão principal é o que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?
O crescimento acelerado das cidades, aliado ao clima tropical presente em nosso país [vírgula] o Brasil [vírgula] e a falta de saneamento básico é fator predominante [plural] para o mosquito que encontrou o ambiente perfeito para se reproduzir, visto que a população não faz seu papel [vírgula] cuidando de seu quintal ou mesmo de seu bairro, descartando de forma irresponsável materiais como pneus e tudo que possa armazenar água, ajudando [vírgula] desta [dessa] forma [vírgula] novos focos do mosquito tão temido.
Apesar disso, podemos dizer que as autoridades brasileiras responsáveis por informar a população e coordenar campanhas de esclarecimento não age [agem] de forma efetiva. Campanhas [vírgula] como a coordenada pelo Departamento Sanitário Pan-Americano, na qual 18 nações, entre elas o Brasil, foram beneficiadas, nos dão conta [de] que é possível combater o mosquito, basta que haja comprometimento de todos.
Sendo assim, é possível tomar controle da situação que é enfrentada atualmente no país, [ponto] o que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt é a falta de comprometimento tanto por parte dos órgãos responsáveis quanto por parte da população, [pontos] as campanhas de esclarecimentos estão em jornais e tvs [TVs], mas só assistir não vai resolver o problema, precisamos arregaçar as mangas e ir para as ruas enfrentar esse inimigo tão pequeno [vírgula] porem [porém] causador de tantas doenças ao ser humano.
Comentários do corretor
O texto apresenta problemas de escrita e faz uma abordagem superficial do tema proposto, não se sobressaindo ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e também seu nível de escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |