Um mosquito, mil desafios - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 18/02/2017

Status:

Corrigida
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O mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, o Aedes Aegypt, é um dos principais problemas do Brasil no século XXI. O descuido da população urbana e a ineficiência do Governo Brasileiro contribui [contribuíram] para o avanço desse impasse, tornando difícil o combate contra o Aedes Aegypt.

O crescimento da população urbana também favorece o ataque do mosquito. A população tem sido bastante descuidadosa [descuidada], deixando certa facilidade no contato de água parada para que a fêmea do Aedes coloquem [coloque] seus ovos. Garrafas abertas de boca para cima, caixas d"água e piscinas cheias destampadas, [sem vírgula] e diversos outros materiais que recepcionam água e são criadouros.

A ineficiência do Governo também colabora no nascimento do mosquito, pois não põe em prática todos os planos de intervenção ao combate do mesmo.  [vírgula] Sem executar perfeitamente as suas tarefas, tais como de saneamento básico, limpeza nas ruas, dentre [entre] vários outros que tem ajudado na permanência dos locais criadouros.

Conclui-se, então, que para amenizar as infestações do Aedes, a população deve se conscientizar[-se] [vírgula]  evitando todos os possíveis locais e materiais que contêm água parada. Outrossim, o Governo Federal e Estadual devem enviar verbas para os municípios providenciarem as limpezas das ruas, fazer o saneamento básico dos bairros, e  [sem vírgula]  também, através [por meio] do Ministério das Comunicações, reforçar campanhas publicitárias no processo de conscientização da sociedade, para que, de forma conjunta, possam colocar em prática as prevenções [medidas preventivas] contra o desenvolvimento do Aedes Aegypt e, assim, diminuir torrencialmente o número de casos de doenças provocadas pelo mosquito.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas de escrita e faz uma abordagem superficial do tema proposto, não se sobressaindo ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200