O mosquito Aedes Aegypt originou-se do Egito. Ele é o mosquito que transmite a Febre Amarela, a Dengue, a Zica [Zika] e a Febre Chinkinguya. Já foi erradicado do Brasil no século XX, sendo reintroduzido na década de 1980, porém [vírgula] de acordo com estudiosos, atualmente [vírgula] é impossível combater esse poderoso mosquito.
O mosquito se alimenta [alimenta-se] de substâncias que contêm açúcar [vírgula] como a seiva, o néctar, dentre [entre] outros [outras]. No entanto, para que o mosquito fêmeo [fêmea] produza ovos, necessita de sangue e [vírgula] a partir daí [vírgula] vem a picada. Se no momento da picada, o fêmeo estiver infectivo [infectado], transmitirá seu vírus para a pessoa. O mosquito pode infectar, em geral, uma pessoa, mas consegue transmitir seu vírus para até cinco pessoas.
Em pesquisa realizada no final de 2015, 199 municípios estão em situação de risco de surto da dengue e hoje, [ponto] como nota-se há uma epidemia da febre amarela no Brasil todo, em especial no estado de Minas Gerais. Isso se dá devido a [à] falta de conscientização de uma grande parte da população [vírgula] que desconhece o estrago que um pequeno mosquito pode fazer.
Entretanto, concluímos que deve haver diversas campanhas para mostrar à população brasileira o que devemos fazer para combater esse vilão do ser humano.
Comentários do corretor
O texto fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Além disso, procure desenvolver uma proposta de intervenção mais específica sobre a questão.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |