O combate ao mosquito Aedes Aegypt - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 18/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mosquito Aedes Aegypt originou-se do Egito. Ele é o mosquito que transmite a Febre Amarela, a Dengue, a Zica [Zika] e a Febre Chinkinguya. Já foi erradicado do Brasil no século XX, sendo reintroduzido na década de 1980, porém [vírgula] de acordo com estudiosos, atualmente [vírgula] é impossível combater esse poderoso mosquito.

O mosquito se alimenta [alimenta-se] de substâncias que contêm açúcar [vírgula] como a seiva, o néctar, dentre [entre] outros [outras]. No entanto, para que o mosquito fêmeo [fêmea] produza ovos, necessita de sangue e [vírgula] a partir daí [vírgula] vem a picada. Se no momento da picada, o fêmeo estiver infectivo [infectado], transmitirá seu vírus para a pessoa. O mosquito pode infectar, em geral, uma pessoa, mas consegue transmitir seu vírus para até cinco pessoas.

Em pesquisa realizada no final de 2015, 199 municípios estão em situação de risco de surto da dengue e hoje, [ponto] como nota-se há uma epidemia da febre amarela no Brasil todo, em especial no estado de Minas Gerais. Isso se dá devido a [à] falta de conscientização de uma grande parte da população [vírgula] que desconhece o estrago que um pequeno mosquito pode fazer.

Entretanto, concluímos que deve haver diversas campanhas para mostrar à população brasileira o que devemos fazer para combater esse vilão do ser humano.

Comentários do corretor


O texto fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Além disso, procure desenvolver uma proposta de intervenção mais específica sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200