Brincando de epidemia - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 18/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Estamos brincando de combater o Aedes aegypti”, foi o que disse o infectologista e diretor da Fiocruz em MS, Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, em uma entrevista ao jornal Midiamax. Nessa entrevista, ele fala que não levaram a sério o mosquito que atormenta o país há tempos, destacando que o erro está no processo de desenvolvimento econômico, que privilegia o crescimento urbano acelerado e desorganizado. Porém, ele não desmerece a educação da população como um fator a ser explorado, diante dos “7 a 1 na luta contra esse mosquito”.

Ao privilegiar o desenvolvimento econômico adotado pelo Brasil há 500 anos, ele destaca a falta de suporte à população, como coleta regular, fornecimento de água de modo regular e a má distribuição de vários espaços. [vírgula] Usando de exemplo as favelas, onde o combate ao vetor se tornou impossível.
Com relação à educação dos cidadãos, essa se faz muito importante, já que ao sair nas ruas pode-se ver pessoas jogando seus lixos em qualquer canto sem o menor cuidado ou preocupação com o que isso possa ocasionar. Por exemplo, se um copo de plástico for deixado na rua e cair uma chuva, este irá reter água [vírgula]  onde o mosquito poderá se proliferar.

O Aedes aegypti é um problema do governo e da população. O governo precisa investir em políticas públicas de combate [vírgula] e a população precisa ficar alerta as [para as] coisas que possam acumular água, porque só assim haverá uma chance de deter esse mosquito que assombra o país há tanto tempo.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200