O resistente não é imbatível - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 17/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde os processos [as] "revoluções industriais e a ascensão de capitalismo", o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais e se esquecendo de priorizar o sistema de saúde e estudos da ciência,o modo como combater as doenças, como extinguir os transmissores, como o atual e mais resistente, Aedes aegypti.

É indubitável que o desenvolvimento de soluções ao combate de algumas doenças - chikungunyia, dengue, febre amarela, zika - tem um processo razoável,pois, consegue eliminar o vírus de dentro do organismo de um indivíduo se esse foi contaminado recentemente e procurou a ajuda de um médico, caso contrário ele pode ir à [a] óbito. A falha de todo o processo de combate é o fato de estarem amenizando o vírus e não destruindo o transmissor.

Outrossim, os indivíduos devem eliminar a fonte de vida desse mosquito,que é a acumulação de água em lugares impróprios. [vírgula]Mas, [sem vírgula] o problema não está somente na má conduta das pessoas, [ponto] o país apresenta um clima tropical - chuvoso e quente - o que torna mais fácil a reprodução e a vida útil do Aedes aegypti, mas esse problema pode ser resolvido com um elemento surpresa que pode não erradicar, mas, deixa-los [mas deixá-los] neutros de transmitirem doenças.

Desse modo, diante de minúsculos insetos que pode [podem] mudar a vida de dezenas de pessoas em poucos segundos, as autoridades deverão criar e organizar planos de estudos que possam encaminhar um modo para eliminação do Aedes aegypti. Logo, o governo deverá [deve] investir em pesquisas,monitoramento, serviços públicos para eliminação de locais de reprodução do mosquito, que se apresenta imbatível,portanto, a biologia nos mostra com Darwin que nem sempre é mais forte quem sobrevive, mas aquele que maior [mais se] adapta às novas circunstâncias.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200