A luta que parece inacabável - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 16/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Aedes Aegypt [vírgula] apesar do seu pequeno tamanho, é um dos grandes problemas dos últimos séculos, levando em consideração a quantidade de doenças que esse mosquito carrega consigo. Com toda tecnologia desenvolvida, [sem vírgula] e todas as medidas que o pai [país] tem planejado para combater o mesmo [combatê-lo], ainda não foi possível conter, e como se não bastasse [vírgula] a cada dia só aumenta o numero [número] de doenças que ele é capaz de transmitir, exemplos são: dengue, zika vírus, chikungunya e agora a microcefalia que vem sendo uma das mais preocupantes.

Em 1955, o Brasil conseguiu erradicar o mosquito com medidas estabelecidas pelo médico sanitarista Oswald Cruz, onde ele [que] conseguiu depois de muitos esforços vacinar toda a população, principalmente a de classes mais pobres, porém [vírgula] no final da década de 60 [vírgula] o mosquito [voltou?] a aparecer no território. Atualmente, é quase que uma luta da população contra essa praga, mas as razões disso acontecer é que o clima tropical é favorecedor, o país não é executado como é planejado, o mosquito está cada vez mais resistente, portanto [vírgula] já não se pode culpar apenas a população.

Um outro fator que tem inviabilizado o combate do mesmo é a facilidade da fêmea em passar o vírus para o embrião, [ponto] são 40% de chances de o embrião herdar o vírus da fêmea infectada. Além disso, ela deposita em média 100 ovos de cada vez e não em um só lugar, sendo assim [vírgula] só aumenta o perigo, e nessa luta só o mosquito ganha. A aglomeração de pessoas também facilita bastante a vida desse adversário, pois [vírgula] com muita gente, são maiores as chances de haver uma infectada e maior a chance do mosquito infectar as restantes.

Dessa forma, é necessário medidas eficazes, como por exemplo, maior atenção quanto aos tratamentos de esgotos, investimentos em politicas públicas, maior treinamento dos agentes de saúde, ou seja, é preciso maior planejamento das cidades, para que em prática a vida da sociedade possa ter melhorias. E é imprescindível, maiores [São imprescindíveis] investimentos quanto aos estudos do Aedes Aegypt transgênico, ou seja, estéril, para que a população tenha mais tanto a preocupação de colocar sua saúde em risco por um simples mosquito.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação, falhas relacionadas à escrita e faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200