- Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 16/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Aedes aegypt, sobretudo, mosquito transmissor de doenças como a zika, dengue, febre amarela e chikungunya, é um dos mais significativos problemas socioambientais e socioeconômicos que está [estão] afetando de forma intensa a sociedade contemporânea de países que ainda não conseguiram encontrar medidas fortes para combatê-lo. Nessa perspectiva, fica claro que a persistência da problemática do mosquito Aedes Aegypt está ligada aos âmbitos social, ambiental, bem como político.

Países que apresentam crescimento intenso da população humana e sistemas de saneamento básico e saúde precários, geralmente subdesenvolvidos, são os principais alvos da consolidação do mosquito, devido a [à] dificuldade de estabelecer planos que demande [demandem] maior número de pessoas. Com hospitais que não possuem atendimento eficaz para a população e com a debilidade nas medidas de vigilância impostas pelo governo, esses países submetem-se a cada ano a crescente proliferação do mosquito Aedes.

Além disso, a população não realiza a devida colaboração e proteção, contribuindo para o aumento de mosquitos. É fato que se proteger dos mosquitos existentes é uma medida essencial, no entanto, nem todas as medidas são suficientes para combater o mosquito, onde entra-se outro fator questionável, que [se] relaciona-se com a necessidade dos superiores em erradicar a transmissão das doenças. [vírgula] Pois, o que [se] necessita-se de verdade, [sem vírgula] são planos que [vírgula] além de evitar a possível transmissão da doença, combata [combatam] o mosquito. [vírgula] Como por exemplo, a vacina do Aedes aegypt [vírgula] que quebrará a cadeia de transmissão e provocar a morte da maioria dos mosquitos.

Sendo assim, é preciso que o governo der [dê] a devida atenção para a gestão de saneamento básico, assim como ao setor de saúde, que, por sua vez, deverá atribuir profissionais adequados e que se comprometam em realizar a medicina preventiva. No mais, caberá também a [à] população em realizar ações essenciais e preventivas de modo a não contribuir para o abrigo e flexibilidade do o mosquito da dengue.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200