- Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 16/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vetor da Dengue, Chikungunya, febre amarela e zika, o Aeds Aegypti não é um problema recente no Brasil. [vírgula] Inclusive já houve a sua erradicação na década de 50 [vírgula] que durou cerca de 30 anos, situação bem diferente da atual. E a ineficácia das medidas tomadas pelo governo tem deixado a situação ainda pior, sendo indispensável a tomada de providências que resolvam a questão.

Ademais, em 2016 [vírgula] segundo o Ministério da Saúde, houveram [houve] no Brasil em torno de 1,5 milhão de casos de doenças transmitidas pelo Aeds [Aedes] e cerca de 6000 casos de microcefalia decorrentes do vírus da Zika. Além disso, o surgimento de diversos casos de febre amarela em alguns estados do país, [sem vírgula] mostrou que o transmissor dessas doenças está mais forte do que nunca.

Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. O uso de pesticidas contra o mosquito [vírgula] além de poluirem [poluir] o meio ambiente [vírgula] são ineficazes, [é ineficaz devido à imunidade adquirida pelo hospedeiro; e as políticas de combate ao Aeds por parte do governo ~[vírgula]além de fracas e desorganizadas [vírgula] quase sempre não saem do papel.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde em conjunto com os governos dos estados, [sem vírgula] destinarão parte da arrecadação de impostos da Receita Federal para a criação de um programa que espalhe Aeds Aegypti transgênicos, [sem vírgula]  fim de controlar o crescimento da sua população, já que os filhotes destes não chegam a [à] fase adulta. E como disse o filósofo prussiano Immanuel Kant" O ser humano é aquilo que a educação faz dele" e [ponto final] neste caso [vírgula] a conscientização e a educação da população são as melhores soluções para o problema. A respeito disso, o Mec [MEC] instituirá nas escolas palestras para os alunos e para toda a população alertando sobre os riscos das doenças causadas pelo mosquito e como acabar com possíveis criadouros, e caberá à Vigilância Sanitária fiscalizar as casas e aplicar multas a quem não permitir sua entrada ou tiver focos do mosquito em sua residência.[vírgula] Porque só assim poderemos diminuir a incidência do Aeds Aegypti no Brasil

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Todavia, apresenta problemas ligados à pontuação e à escrita em si. Continue lendo e escrevendo para aprimorar suas habilidades em relação à redação.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200