Pequeno grande inimigo - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 15/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, todas as atenções estão voltadas para o mosquito Aedes aegypti, que já é um velho inimigo da população mundial. Ao mosquito, [sem vírgula] é atribuído o contágio de uma tríplice epidemia dos vírus que causam [causa] dengue, febre chikungunya e, mais recentemente, o zika vírus, que vem causando grande pânico a mulheres gestantes, pois está associado ao desenvolvimento de microcefalia em fetos- uma má formação [má-formação] congênita que reduz o tamanho do crânio e pode trazer complicações para o feto.

O poder público têm o seu papel no combate ao mosquito, mas há um erro, e esse erro está no modelo de desenvolvimento econômico adotado pelo Brasil há 500 anos, não sendo um erro atual, mas desse processo que privilegia o crescimento urbano acelerado sem controle e desorganizado, sem os instrumentos necessários ao atendimento da população, como o saneamento básico em geral.

Um dos grandes problemas que agravam mais ainda essa situação é o desconhecimento ou posse de informações erradas e/ou mitos, repassadas por pessoas desinformadas e que tomam conclusões precipitadas sobre tal assunto, e mais ainda a falta de combate massivo ao foco de reprodução do mosquito [vírgula] que ainda sim e [é] a maior forma de combatê-lo, havendo problemas também no alcance de certas regiões, como as periferias das grandes metrópoles

Tendo conhecimento sobre essas informações, faz-se necessária a adoção de algumas medidas que busquem solucionar tais problemas. Em primeiro lugar, por parte do poder público, o cumprimento de leis referentes aos instrumentos de atendimento da população, como saneamento básico em geral. Em segundo lugar, a realização de campanhas e palestras, trazendo informações verídicas, [sem vírgula] para o esclarecimento de todas as dúvidas, [sem vírgula] e uma melhor prevenção contra o mosquito. E em terceiro lugar, o alcance de áreas de difícil acesso para eliminação do foco do vetor das doenças. Todas essas medidas [sem vírgula] mesmo que não totalmente, são necessárias para eliminação do mosquito e melhora da situação atual.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200