O que deu errado - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 15/02/2017

Status:

Corrigida
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Em 2002 [vírgula] o programa nacional de controle a [à] dengue imaginava uma realidade ideal, onde ocorreriam apenas 11 mil casos de dengue e apenas 1% dos casos graves resultariam em morte, e apenas 1% dos imóveis do país teriam larvas do mosquito transmissor da doença, entretanto, na realidade atual  [vírgula]  são 1,6 milhões de casos, quanto as [às] mortes, é quatro vezes maior índice atual que o esperado. Entre a realidade ideal e à atual  [vírgula]  qual foi o erro cometido?

A falta de equipes de vigilância sanitária em épocas chuvosas por falta de verba para pagar os mesmos [pagá-los], a pouca ou nenhuma instrução técnica para estes posam [possam] exercer suas tarefas com perfeição.

Apesar de 80% dos brasileiros ter acesso a [à] água encanada regiões  [vírgula] como o Norte e o Nordeste  [vírgula]  falte [falta] regularidade, desta forma, os moradores destas [dessas] regiões costumam armazenar água onde o mosquito pode facilmente se proliferar, por isso, quase toda população do vírus se desenvolve [a] partir de poços, caixas-d’água e outros reservatórios hídricos.

Não apenas o descuido do governo contribuem [contribui] para o crescimento da população do mosquito, mas também a falta de cuidados domésticos, locais com [como] o Sudeste do Brasil tem os seus maiores focos de dengue em vasos e pratinhos de plantas, calhas e piscinas.

Contudo, apesar da crise da dengue demonstrar a fragilidade e ineficiência do governo de executar seus planos de combate ao mesmo, ainda é possível reverter esta realidade  [vírgula]  basta investir em alguns pilares como controle, coleta, análise de informação, capacitação dos agentes sanitários e punição ao desleixo

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas de escrita e faz uma abordagem superficial do tema proposto, não se sobressaindo ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e também seu nível de escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200