Desafio à Saúde Pública - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 12/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A saúde pública do país sempre foi um fator que inspira preocupações maiores quando se trata dos direitos básicos da população. A luta para atender as necessidades da nação, relacionadas às condições de saúde e serviços públicos disponíveis, vem sendo travada ao longo dos anos por nossos governantes, [sem vírgula] a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento perceptível do país.

Atualmente, a política do território brasileiro tem sofrido turbulências que afeta [afetam] o desenvolvimento do país e tornou-se motivo para a redução no investimento público. Sem o avanço necessário partindo de órgãos públicos, a população fica a [à] deriva de fatores de riscos, como é o caso do mosquito transmissor Aedes Aegypti.

Países como Cingapura e Cuba, de característica[s] semelhantes ao Brasil, conseguiram erradicar o mosquito e deixar a população longe de doenças, pois criaram um programa de consciência efetiva da população não somente durante o período de proliferação do mosquito, mas em todos os climas existentes durante o ano. Em somatória, mobilizaram veículos [instituições] como o exercito [Exército] e investimentos em pesticidas de cuja importância foi definitiva para a resolução problema.

Entre os anos de 1950, o Brasil possuía um plano em de diminuição do número de doentes diagnosticados com dengue e eliminar, por sua vez, fatores propícios a [à] evolução do inseto. Essa estratégia foi benéfica durante uns anos, porém o transmissor se restabeleceu no território, trazendo consigo doenças ainda mais perigosas para a saúde da população.

A estratégia usada nos anos anteriores já não possuía tanta eficácia devido as [às] evoluções de clima e condições do país, principalmente a situação política atual, consequentemente elevando o nível de periculosidade das patologias. Como as causas de enfermidades da Zika, Microcefalia, Chikungunya, entre outras ainda não possuem uma relação determinada, o controle temporário não impede a doença de evoluir.

Dado o exposto, a evolução nas pesquisas criando vacinas e tratamentos, viabilizando uso de pesticidas, tornando possível o desenvolvimento do saneamento básico em áreas precárias e criando estratégias para atrair as fêmeas [vírgula] tornando-as inférteis e/ou assegurando a não evolução de doenças no mosquito ajudariam nas reduções do índice de casos. Além disso, é de suma importância uma maior conscientização da sociedade e a atenção de órgãos [vírgula] como a Superintendência do Controle de Endemias - SUCEN para controle das patologias e erradicação.

Comentários do corretor


O texto fez colocações válidas sobre o tema e desenvolveu uma linha argumentativa bem fundamentada. Todavia, há falhas relacionados com a escrita que devem ser evitadas.

Continue lendo e escrevendo!

 

Atenção ao número de linhas exigido pela proposta de redação!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200