ajuda mútua - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 09/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É possível afirmar que estamos perdendo a batalha contra o Aedes Aegypt, tendo em vista que novos casos de contágio são confirmados diariamente, não só pela falta de rigor do Estado [vírgula] mas também por causa do pouco empenho da população. Visto isso, medidas para vencer o mosquito devem ser tomadas.

Campanhas para combater o mosquito ocorrem todo o ano, entretanto, não se estendem rigorosamente por todas as regiões do país, comprovado pelo número alarmante de casos confirmados em 2016, foram cerca de 802 mil casos de Dengue e 91 mil de Zica [Zika]. [vírgula]  Verificando-se assim a falta de medidas do governo, pois 30% dos agentes de endemias reclamam da falta de equipamentos e estrutura de trabalho. Além disso, muitas vezes [vírgula]  são impedidos de entrar nas casa pelos próprios donos, comprovado pelo Ministério da Saúde ao divulgar que [vírgula]  em cada 10 casas verificadas [vírgula] em 2 os agentes são impedidos de entrar, deixando claro a falta de medidas rigorosas para com os moradores.

Nesse sentido, a população não tem colaborado efetivamente para combater o mosquito, uma vez que 80% dos focos de reprodução estão localizados nos residências. Medidas simples de prevenção podem ser tomadas pela mesma, como a verificação de lugares com água parada, visto que, uma simples tampinha pode se tornar um criadouro do mosquito, pois se houver água dentro da mesma em apenas trinta minutos os ovos eclodem.

Desta forma, percebe-se que, para um efetivo combate ao Aedes Aegypt [vírgula] são necessárias medidas tanto do Estado quanto da população. Nesse sentido, o governo deveria providenciar material de trabalho para seus funcionários e aplicar multas aos moradores que impedirem a fiscalização das residências, aliado a um efetivo programa comunitário de fiscalização e denúncias pelos [pela] própria comunidade de forma anônima para que os mesmo mantenham sempre seus terrenos e casas limpos para não ganharem multas, desta forma [vírgula]  conseguiremos vencer o mosquito.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas de escrita e faz uma abordagem simplista do tema proposto, não se sobressaindo ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Atenção às regras de uso da vírgula!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200