- Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 06/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Tinha uma pedra no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma pedra." É evidente que este [esse] fragmento da poesia de Drummond ilustra de forma satisfatória a precária situação brasileira de combate ao Aedes Aegypti. Tal situação se deve a condições climáticas, ao processo de formação da nação e ao cuidado inadequado de possíveis focos do mosquito.

É indubitável que, como acreditava Caio Prado Júnior, é impossível compreender o presente sem olharmos para o passado colonial.. Sendo assim, a raiz do problema está nos navios negreiros portugueses que, em uma de suas viagens, trouxe consigo o Aedes Aegypti, oriundo do Egito e que aqui encontrou um lugar propício a sua propagação.

Ademais, de acordo com estudos laboratoriais, a reprodução dessa espécie acontece de forma mais acentuada no verão. Por isso, sendo o Brasil um país de altas temperaturas e teor de [de grande] umidade durante todo o ano, nos tornamos [tornamo-nos] vítimas fáceis de suas ações. Estes [Esses] fatores, aliados ao cuidado inadequado de locais propícios a [à] formação de focos da dengue fazem com que, mesmo com projetos de fiscalizações e conscientização, não cheguemos ao quadro de erradicação do Aedes Aegypti.

O território brasileiro vive atualmente um quadro de epidemia de febre amarela e Zika devido ao pensamento em massa de que o problema sempre está no vizinho. É com o intuito de acabar com esses pensamentos que o aplicativo "Sem Dengue" e as fiscalizações de quintais foram criados. Contudo, estes ainda sofrem resistência por parte da população que os acham invasivos.

Em suma, medidas são necessárias para resolver o impasse.. Para tanto, é impreterível que o Congresso Nacional crie uma legislação que penalize- com 3 meses de reclusão- proprietários de locais autuados como focos de mosquito. Ademais, é preciso que o Ministério da Saúde ( MS) torne obrigatória a quarentena de pessoas suspeitas do contágio do Aedes Aegypti. Por último, os Estados devem premiar com 5% de isenção de impostos, farmácias e supermercados que derem como brinde de todas as suas vendas,[sem vírgula] repelentes. [vírgula]  Medidas que visarão a [à] diminuição progressiva deste [desse] vetor.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita, fez colocações válidas sobre o tema e desenvolveu uma linha argumentativa bem fundamentada. Há algumas falhas de ortografia, mas que podem ser facilmente resolvidas.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200