A culpa é somente do mosquito?
Frequentemente é noticiado sobre o Aedes Aegypt,mosquito transmissor de várias doenças.Há muitos anos o Brasil tenta combater esse mosquito sem sucesso .
O combate ao Aedes Aegypt não está dando certo no Brasil por vários motivos :O clima tropical, qualquer lugar que houver água parada serve de criadouro ,como latinhas,saco de bala. Tudo isso influência [influencia] para que a população do mosquito aumente ,ocasionando epidemias ,como a Dengue e a Zica [Zika] .
Entretanto,a culpa não é somente do mosquito ,os cidadãos precisam colaborar ,fazendo a sua parte na tarefa de combater o inseto,como não jogar lixo no chão ,limparem seus quintais para que não acumule [acumulem] água parada em nenhum objeto ,cobrar providências do governo referente [referentes] ao combate ao mosquito.
Portanto ,Governo,Escolas ,ONGs e a Mídia devem se unir para esclarecer os cidadãos de como evitarem que o mosquito se reproduza . O Governo deve investir mais em saneamento básico ,vacinas ,agentes de saúde qualificados .Assim ,o Brasil controlará a população do Aedes Aegypt e talvez um dia [irá] erradica-lo.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Além disso, procure desenvolver uma proposta de intervenção mais específica sobre a questão.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |