Um problema, grandes proporções - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 28/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A história brasileira vivenciou inúmeros problemas no sistema carcerário que persistem até hoje, alguns de grandes proporções como o Carandiru, que decorreu [resultou] na morte de 111 presos, outros momentos análogos viraram obras literárias e foram ao conhecimento público nas mãos de Graciliano Ramos com a obra Memórias do Cárcere. Mas e aos [os] casos anônimos, será que hoje há mudanças no sistema e será que existe um tratamento humano aos presos?

Conforme o Direito Penal, aplicar uma pena proporcionalmente a [à]culpabilidade do réu é importante para que o mesmo [ele] e a sociedade vejam as consequências de se cometer delitos, porém, não se pode abdicar da integridade humana [vírgula] e lamentavelmente o sistema carcerário brasileiro enfrenta enormes falhas. Má infraestrutura, superlotação, precárias condições em saúde e higiene e outros fatores são rotineiros aos presidiários, tais estes acarretam em [adquirem] doenças [vírgula] como a Pneumonia e a Tuberculose [vírgula] que são as mais decorrentes [vírgula] e conflitos internos e até rebeliões por espaço. Em alguns casos [vírgula] não há acesso à educação, cultura, esporte ou atividade física, deixando os presos ociosos, reclusos e gerando um custo de 40 mil ao ano [vírgula] o qual é pago pelos impostos dos cidadãos.

Muito do contingente carcerário advém de populações tidas como excluídas socialmente que foram empurradas ao crime devido às condições precárias em que vivem, o que reafirma a falta de políticas sociais que integre-as [as integre] a cursos profissionalizantes e subsequentemente ao mercado de trabalho. É de alta importância a reabilitação, reeducação e reinserção social do detento para que assim o mesmo [ele] ingresse na sociedade para ser um cidadão de bem novamente, contrair trabalho e viver honestamente e sem oferecer riscos à população [vírgula] que sobre [sob] hipótese nenhuma deve abdicar de sua liberdade por medo.

Portanto, se faz [faz-se] necessária uma reformulação no sistema prisional brasileiro, como redução de prisões temporárias e agilidade judicial nos processos, mas também trabalhos dentro da prisão [vírgula] reafirmando o incentivo a uma vida digna fora dela e trazendo utilidade, produção e ocupação aos presos, como também atividades pedagógicas intermediadas por órgãos educacionais do Estado e ativação ao direito à saúde pública para homens e mulheres sendo assim tratados humanitariamente.

??????

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto e extrapolar o senso comum.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200