- Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 28/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É condenável a atual crise carcerária em que o Brasil vem passando. Número de presos superior ao que os presídios podem suportar, triste ambiente vivido pelos detentos que vai contra os direitos humanos, conflitos entre facções criminosas, nenhuma iniciativa por parte do governo na ressocialização, e por isso, [ressocialização e, por isso,] um crescente número de reincidentes. É preciso que haja uma reformulação na conturbada estrutura prisional brasileira e na cultura do encarceramento.

A obra de Graciliano Ramos, Memórias do Cárcere, narra a história do próprio autor que foi preso durante o Estado Novo e estava sujeito às péssimas condições de higiene e falta de humanidade na rotina carcerária. Infelizmente essas situações existem até hoje. Um cenário que afronta os direitos humanos. Além disso, há uma péssima assistência aos policiais, agentes prisionais e diretores de presídios, fazendo que esses fiquem inativos com relação as [às] ações e conflitos criados pelas facções. Diferente [Diferentemente] do Brasil, em outros países que se preocupam com a situação do sistema carcerário, com [como] a Noruega, os presidiários podem cozinhar, caminhar na praia e até trabalhar, ações que contribuem para uma ressocialização.

Ademais, a [há] mais detentos do que celas, porém novas prisões não são a solução, é preciso uma reformulação na cultura de encarceramento e aumentar a prática de penas alternativas para crimes de menor potencial, como prestações de serviços comunitários [vírgula] que, além de diminuir o número de presos em celas [vírgula]  estimula a reintegração social, até porque, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional, em 2014 [vírgula] a taxa de ocupação na unidades prisionais brasileiras é cerca de 161%, e o número de reincidentes passa de 70%, segundo o IPEA.

A partir do que foi apresentado, percebe-se que a crise no sistema prisional que o Brasil vem passando não está entrando em colapso: já entrou. Portanto, é preciso que haja uma maior preocupação do governo em relação a [à] atual estrutura prisional, investindo em ações em que os presos possam passar seu tempo livre trabalhando, estudando e etc., como também o Estado, junto com o Departamento Penitenciário, utilizar medidas alternativas para crimes mais leves,[sem vírgula]  e ainda incentivar empresas a oferecerem empregos para ex- presidiários, [sem vírgula]  para que não precisem cometer novos crimes. E dessa forma, Diferente [Diferentemente] do que ocorreu com Graciliano Ramos, todos poderão viver de forma digna.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado.

Cuidado para não ultrapassar o número de linhas solicitado na proposta!

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200