- Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 25/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Manhã, 2 de janeiro de 2017, os principais noticiários do país estampam em suas manchetes, [sem vírgula]  a rebelião ocorrida entre duas facções em uma penitenciaria [penitenciária] no estado de Manaus [vírgula]acarretando no sangrento massacre de 56 detentos. Esse foi o estopim que levou a outras rebeliões [vírgula] deixando 33 mortos no estado de Roraima e [vírgula] posteriormente [vírgula] 26 mortos no Rio Grande do Norte.

Diante de tal situação, ficou explícita a ineficiência do sistema penitenciário brasileiro, que ostenta a quarta maior população penitenciaria do mundo. Talvez seja difícil dizer os motivos que ocasionou [ocasianaram] tal superlotação, no entanto, sem sombra de dúvidas [vírgula] entre eles está no [o] demasiado número de detentos provisórios que ocupam os presídios federais e estaduais. No entanto, é importante considerar que, [sem vírgula] a prisão de um indivíduo deve contribuir para uma mudança intelectual e social do mesmo [dele], a fim de que haja uma ressocialização e não apenas retirá-lo do convívio social sem preocupar-se com as consequências, que resultará [resultarão] em uma possível reincidência.

Ao contrário do que muitos acreditam, no Brasil, instituições penitenciárias são conhecidas como verdadeiras “escolas do crime”, uma vez que às mesmas [elas] não cumprem seu papel ressocializante. O estado [Estado] é omisso, a educação é precária, com isso [vírgula] se torna [torna-se] inviável a recuperação do indivíduo, todavia, a prisão não deve ter uma função meramente punitiva, por outro lado [mas] deve ser educativa e fazer sua parte como agente ressocializadora, garantindo aos detentos [vírgula] no mínimo [vírgula] os direitos básicos do ser humano, que por vezes aos tais são negados.

Dessa forma [vírgula] é necessário que o estado [Estado,] por meio de suas instituições, órgãos e agentes, promovam [promova] o acesso a [à] educação de qualidade aos detentos, objetivando uma capacitação aos mesmos, através [a eles por meio] de cursos técnicos e profissionalizantes, além de fomentar o trabalho remunerado para aqueles que já estiverem concluído tais cursos, mais [mas] que ainda esteja cumprindo pena, para que eles possam ter um egresso [voltar ao] no mercado de trabalho e no convívio social.

Dado o exposto, além de tais medidas mencionadas, urge nesse cenário a necessidade da eficiência do judiciário, no que se refere ao julgamento de ações penais, a fim de que haja uma redução significativa da população carcerária. [vírgula] Além da atuação mais efetiva de ONGs, dos Direitos Humanos e outros órgãos para garantir que os detentos não tenham seus direitos violados, pois o detento de hoje será o trabalhador do amanhã.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. Todavia, há muitos problemas relacionados à escrita que devem ser sanados. Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200