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Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 19/01/2017

Status:

Corrigida
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As prisões que foram criadas como forma de punição e ao mesmo tempo de reeducação dos infratores ?[vírgula] na realidade ?[vírgula] ocorrem de maneira bem diferente no Brasil [ponto final] há um déficit [deficit] muito grande no sistema carcerário devido [em virtude de diversos] diverso problemas ?[vírgula] entre eles à [a]superlotação, a falta de um processo de ressocialização dos presos.

Essa população excessiva que provoca à [a] superlotação carcerária ?[vírgula] havendo grande mistura entre detentos, de nível de criminalidade diferente com condições desumanas, como violência, abuso sexual, proliferação de doenças com a falta de higiene ?[vírgula] entre muitos outros problemas existentes ?[vírgula] gerando revoltos entre os presos ?[vírgula] que muitas vezes resultam em rebeliões, mortes.

Nestas condições não há um aprimoramento humano e profissional dentro das cadeias ?[vírgula] como poucas atividades profissionais, cursos, permitindo detentos ociosos sem trabalhar ou estudar e quando voltam para o convivo social muitas vezes são até mais perigosos.

Diante desta triste realidade uma solução para amenizar está [essa] crise no sistema carcerária [carcerário] e combater seria implantar penas alternativas para crimes leves, médios sem precisar utilizar os presídios e sim com fiscalização do estado e processo de reeducação oferecendo perspectiva de futuros aos detentos, caso contrário as penitenciarias irão continuar inchadas de reincidentes.

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente, e há muitos problemas relacionados à escrita. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200