A precariedade do sistema prisional brasileiro - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 17/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme “A laranja mecânica”, evidenciam-se as tentativas desumanas e frustradas do Estado em criar mecanismos para reeducar seus presidiários, utilizando até um experimento que trata o homem como uma máquina. Saindo da ficção, percebe-se que a realidade brasileira também fracassa no sistema carcerário, [sem vírgula] por não proporcionar condições apropriadas de sobrevivência e recuperação do infrator.

A falta de investimentos do governo na construção de novos presídios gera superlotação, problema que impede que os presos tenham uma vida digna e os fazem brigar por necessidades básicas, como um lugar para dormir. Dessa forma, as celas cheias aumentam as tensões, elevando as tentativas de fuga e a possibilidade de rebeliões. Além disso, a pouca quantidade de juízes e a elevada burocracia do sistema judiciário atrasam os julgamentos e elevam o tempo de detenção para os réus, o que também contribui para a superlotação carcerária.

Paralelamente, as péssimas condições de higiene precarizam ainda mais a situação dos internos, colaborando para a proliferação de doenças. Os detentos convivem em celas sujas e infestadas de insetos, baratas e ratos, [sem vírgula] e carecem de objetos básicos de higiene, como sabonete, papel higiênico, pasta de dente e absorvente.

Ademais, dentro das unidades prisionais atuam organizações criminosas que comandam a violência no país, [sem vírgula] por intermédio de celulares. Nesse contexto, réus sem antecedentes criminais, não violentos e sem ligação com facções criminosas, [sem vírgula] são colocados em contato com criminosos perigosos nas cadeias. Tal condição estimula o detento que cometeu um pequeno delito a se aliar às facções, se for considerada a visão determinista de que o homem é fruto do meio em que vive.

Portanto, os presídios não estão preparados para produzir efeitos positivos no preso, pelo contrário, eles dificultam o processo de ressocialização. É preciso que o Estado proporcione condições dignas para os detentos, com investimentos no saneamento e na construção de novas unidades prisionais. Também é necessário que o prisioneiro possa ter um bom retorno ao mercado de trabalho, [sem vírgula] após o cumprimento da pena, [sem vírgula] por meio de parcerias do poder público com a iniciativa privada para oferecimento de cursos profissionalizantes e oportunidades de contratação.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado.Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200