- Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 16/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A ressocialização dos que cometeram crimes é um desafio para nossa sociedade. O sistema prisional brasileiro está passando por uma crise. Indivíduos que deveriam ser privados de liberdade estão perdendo suas vidas por disputas entre facções criminosas rivais dentro de cadeias. Em janeiro de 2017 [vírgula] sessenta internos foram mortos em Manaus (AM), ficando atrás apenas da ação no Carandiru (SP)  [vírgula] com 111 assassinados em 1992. Nossa justiça precisa ser aprimorada.

Temos a quarta maior população carcerária do mundo, segundo o Ministério da Justiça, com mais de 600.000 internos. Estamos atrás de EUA, China e Rússia  [vírgula] que tem [têm] apresentado tendência de queda no número de prisões, ao contrário da realidade nacional. A maioria das cadeias públicas estão [está] superlotadas [superlotada], em más condições sanitárias e com agentes despreparados que torturam os detentos.

Uma alternativa que o governo tem lançado mão é a privatização. A primeira Parceria Público Privada (PPP) foi em Ribeirão das Neves (MG)  [vírgula] que  [vírgula] em 4 anos, não apresentou nenhum motim e apenas uma fuga. Muitos detentos estudam e trabalham. Para lá não foram condenados por crimes graves, como estupro por exemplo, ou ligados ao crime organizado. A próxima PPP está prevista para São Paulo com edital previsto ainda para 2017.  [vírgula] Alternativa no mínimo perigosa se levarmos em consideração que o investidor visa lucro e que  [vírgula] quanto mais presos  [vírgula] mais ganham.

Assim como o governo melhorou o tratamento com a política antimanicomial em 2000, programa semelhante precisa ser feito com a população carcerária. A assistência aos doentes mentais melhorou e acabaram os manicômios. Em Barbacena (MG)  [vírgula] um antigo hospital psiquiátrico virou um museu que mostra os problemas do passado e convida a pensar sobre um futuro sem os mesmos erros. A justiça precisa ser mais ágil nos processos para impedir que presos sem condenação cumpram pena indevida. Para os crimes menos graves ampliar  [vírgula] a prisão domiciliar com uso de tornozeleiras eletrônicas. E uma medida educativa seria uma cadeia museu.  [vírgula] Um lugar onde pudéssemos ver os problemas das cadeias e provocar uma reflexão e provavelmente diminuir essa população.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado.

Cuidado com períodos longo e atente às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentidos do seu texto.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200