‘’Ex-bandido’’ bom é indivíduo devidamente ressocializado - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 15/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mais antigo conjunto de leis que se conhece, o Código de Hamurabi, baseado na Lei de Talião, prevê que a punição do indivíduo deve ser igual ao crime que cometeu. Com o passar dos séculos, a lei do ‘’olho por olho, dente por dente’’ tornou-se obsoleta devido ao surgimento de leis que garantiriam ao ser humano o direito à vida, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ocorrida em 1948. No entanto, o aumento do número de criminalidade e violência no Brasil tem provocado, simultaneamente, o aumento do número da população carcerária. Esse fenômeno traz à tona algumas expressões semelhantes à Pena de Talião [vírgula] como ‘’bandido bom é bandido morto’’.

Em um primeiro momento, é preciso observar que a população carcerária brasileira conta com mais de 622 mil pessoas, sendo a quarta maior do mundo segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Ifopen). Esses números de pessoas privadas de liberdade estão associados, em sua maioria, à marginalização desses indivíduos, uma vez que muitos deles são deixados às margens da sociedade pela falta de oportunidades em consequência da baixa escolaridade, apelando para o crime como uma forma de negócio a fim de obter lucros.

Sob essa análise, é possível afirmar que as penitenciárias brasileiras estão superlotadas. Essa característica aliada aos maus-tratos e ao ambiente de violência a que estão submetidos os presos, concomitante à ausência de educação, cultura e trabalho nos presídios [vírgula] acaba formando indivíduos piores do que quando entraram. Estes, em vez de serem preparados para a reinserção na sociedade após o término da pena, ao sair da cadeia [vírgula] cometem crimes semelhantes aos que praticaram ou mesmo piores, colocando em risco, portanto, a segurança do cidadão brasileiro.

Dessa forma, fica claro que o sistema prisional brasileiro apresenta problemas que precisam ser resolvidos ou mesmo ter seus impactos mitigados. O Estado deve promover, por meio do Ministério da Justiça, uma reforma no sistema carcerário: deve haver a inserção de cursos técnicos para a educação dos presos, horas de trabalho e local de repouso proporcionais ao crime cometido e acompanhamento psicológico durante e após o cumprimento da pena. O Poder Público deve ainda identificar e punir funcionários que provocam maus-tratos, através [maus-tratos por meio] da instalação de câmeras nas penitenciárias. A escola, por sua vez, deve atuar no ensino e na reflexão sobre as causas dos crimes e os meios para combatê-los, principalmente nas matérias de Sociologia e Filosofia, a fim de que seja difundida a ideia de que ‘’ex-bandido’’ bom é indivíduo devidamente ressocializado.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e este foi bem explanado.Atente apenas às regras de uso da vírgula e cuidado com a extensão do seu projeto de texto para não exceder o número de linhas permitido.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200