Uma mudança histórica - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 15/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Famigerada obra de literatura -e que virou filme premiado-, o livro “Carandiru”, do escritor Drauzio Varella, traz à tona a rotina de um médico dentro do sistema prisional brasileiro em meados dos anos 90. Após a virada do século e anos passados da época do mais famoso presídio brasileiro, o sistema prisional do Brasil mantém as críticas situações e estruturas do final do século 20. Com as precárias condições estruturais das prisões no país, alguma resolução deve ser tomada em caráter de urgência para evitar o colapso da segurança carcerária nacional.

Um exemplo atual e que demonstra a precariedade da segurança nos presídios brasileiros se encontra [encontra-se] nas estatísticas. Segundo relatório do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), apenas o estado do Amazonas apresentou um aumento de mais de 45% de detentos em relação às vagas suportadas, ou seja, existem mais de 45% de presos a mais do que as vagas prisionais suportam. Outra evidência de que os presídios já estão supersaturados é que (segundo o mesmo relatório) a população de presos brasileiros, entre 1990 e 2014, aumentou em 575%. Esta é outra comprovação de que, se anteriormente as celas tinham mais detentos do que espaço, atualmente a situação parece até contrariar as imutáveis leis da física.

Para tentar sanar esta [essa] crítica situação, o remanejamento de gastos públicos pode gerar resultados satisfatórios. Atualmente os governos municipal, estadual e federal estão tentando eliminar gastos com o corte de cargos comissionados e economia direta de despesas. Com o dinheiro arrecadado nesta [nessa] “poupança de gastos” [vírgula] o mesmo [este] pode ser realocado com o investimento direto nos presídios, basicamente, uma tentativa de melhora na segurança nacional.

Se tomada essa medida de resolução essencial, a previsão de evolução será garantida no sistema prisional. Com o passar do tempo e com mais dinheiro sobrando, as estruturas prisionais serão aprimoradas e ampliadas, desta [dessa] forma, abre-se espaço para a contratação de novos agentes e a melhor estrutura culminará em redução de rebeliões. Com tantas modificações [vírgula] é possível que seja escrita uma história de recuperação da segurança nacional, diferente da péssima realidade constatada por Drauzio Varella.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e este foi bem explanado. Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200