Das rupturas imprescindíveis ao sistema carcerário brasileiro - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 14/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As péssimas condições atuais da maioria dos presídios brasileiros apresentada a nós pela mídia, em vários aspectos, quais sejam: superlotação, rebeliões, estruturas antigas, falta de segurança interna, falta de limpeza e ar arejado, entre outros, só reforçam a necessidade de ser repensado o sistema carcerário.

O constante aumento de reclusos no nosso país a cada dia de condenação,  [sem vírgula] ou até mesmo presos provisórios (que são aqueles mantidos em cárcere na fase de investigação criminal e ou no curso do processo, antes de serem condenados) implica na [implicam a] condição desumana experimentada pelos presos no que tange à superlotação.

A média de presos por cela não é observada e ficam amontoados em míseros metros quadrados como se fossem animais numa gaiola.

Ademais, a superlotação não se resume somente em pessoas amontoadas, mas também em exposição à [a] doenças respiratórias como a tuberculose por exemplo, bem como o calor intenso suportado pelos presos ora pelo pequeno espaço dividido, ora pelo baixo fluxo de ar arejado presente.

Não obstante os problemas acima mencionados, os presos convivem ainda com climas de tensão existente [existentes] entre reclusos que pertencem à [a] facções criminosas distintas e rivais. Vale o destaque recente sobre a matança de mais de 50 presos num [em um]  presídio em Manaus.

É notório que não há vagas para todos os presos do país, razão pela qual a primeira solução para amenizar ou minorar a gravidade do problema, [sem vírgula] seria a construção de mais presídios, [sem vírgula] ou a ampliação dos que já existem, [sem vírgula] por razões de interesso público. [vírgula] E [vírgula] é claro, todos com condições básicas para um ser humano.

Outrossim, considerando a desproporção entre o número de presos e de agentes para fiscalizar e manter a ordem, seria necessário também a realização de mais concursos para o aumento do efetivo de agentes penitenciários. Tais medidas também não teriam o condão de findar os problemas, mas certamente reforçaria [reforçariam ]a manutenção da ordem nos presídios e tornariam estes dignos para a mantença [manutenção?] de presos.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocaçõ.es válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto. Além disso, não deixe frases soltas ao longo do texto


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200