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Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 13/01/2017

Status:

Corrigida
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Celas superlotadas e insalubres. Epidemias de doenças. Má alimentação. Problemas que recorrem desde as mais antigas civilizações como Egito e Grécia, onde se acreditava que por meio de tal era capaz de reabilitar os delinquentes. Atualmente, diante das diversas situações [vírgula]  o aprisionado se sente cada vez mais desprezado e excluído da sociedade. Diante disso [vírgula]  percebe-se a necessidade de uma mudança no sistema carcerário.

Em primeiro lugar, a superlotação das celas tornam cada vez mais a situação dos presos desumanas, pois desrespeita a Constituição Federal no artigo 5, que deixa claro que ninguém será submetido a [à] tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Entretanto [vírgula]  este [esse] direito é desrespeitado quando ha [há] falta de médicos para atender os prisioneiros, além de atividades para os distrair, para que não adquiram problemas mentais e físicos pelo sedentarismo. Diante disso, fica claro [clara] a necessidade de uma maior atenção aos presídios.

Então, mudanças inicialmente no julgamento dos crimes para impedir o [a] superlotação das prisões, aliada [aliadas] a uma maior atenção do governo para a construções de centros especializados em manter os presos trabalhando durante o dia, impedindo que fiquem sedentários, além de uma maior contratação de médicos para atender os prisioneiros impedindo que fiquem doentes, dissipem doenças, além de selecionarem os alimentos adequados a serem consumidos por eles.

Portanto, cabe ao governo juntamente com a  [à] OAB (organização dos advogados do Brasil) [letra maiúscula] realizarem mutirões de julgamentos de casos para aliviar a lotação das prisões e também formar parcerias com o ministério da saúde para uma maior disponibilidade de médicos para o sistema carcerário. [vírgula]  Além de oferecer subsídios a empresas que aceitarem oferecer emprego para presos durante o dia. Desta [Dessa] forma conseguiremos formar um sistema carcerário eficiente e humano.

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para sustentar seu posicionamento sobre a questão e explorar melhor o tema.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200