Com Humanidade - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 12/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com humanidade pode se mudar essa trágica realidade dos cárceres brasileiros, a prisão não deve ser um lugar diferente da vida atrás dos muros, os condenados perderam a liberdade [vírgula] não a dignidade humana. Como pode querer tirar anjos do inferno? Não parece um paradoxo? Perder a liberdade deve ser a maior pena, e não a crueldade diária como esses condenados enfrentam diariamente nas prisões nacional.

Já é visto que esse atual sistema é caro, ineficaz e falido. Então, por que insistem nele? Por que o exercito [exército] com toda sua disciplina não toma conta desse setor? A prisão deve ser um lugar de recomeço, com dias produtivos, o preso deve ter oficio e recreação, porque o ócio é o pai e a mãe do caos do mundo. Se fora da prisão um cidadão tem que trabalhar para se sustentar [vírgula]  por que que deve viver sem trabalhar quando no cárcere? O custo desse sistema falido é muito caro e sem retorno.

A prisão deve impor uma restrição de liberdade, mas nada além disso. Isso significa que todos os presos têm os mesmos direitos e que a vida na cadeia deve ser semelhante à do mundo exterior. E depois que cumprir sua pena deve ter um programa de ressocialização para encaminhar a um emprego, que, por falta de um [vírgula]  90% deles acabam voltando para a vida de crime e para o cárcere novamente. Ás [Ás] vezes a coisa mais importante na vida de um homem é uma nova chance.

É hora de fazer diferente, usar a cabeça e mudar essa realidade indigna. Basta querer, tem que buscar, trocar ideias com países que tenham um sistema bom, que funcione com retorno, [ponto final] a Noruega é um país que tem um excelente programa prisional lá a reincidência é de 20% a mais baixa do mundo. O que os noruegueses têm de mais diferente do resto do mundo é tratar seus condenados com toda humanidade do mundo. Talvez seja esse o ingrediente principal que nos falte, humanidade! Como o governo que resgatar um humano de dentro de um presidio brasileiro? Tratar um ser humano com humanidade é um direito e um dever de todo ser humano. Não precisa ser um tratamento perfeito, mas, [sem vírgula]  precisa ser humano.

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem simplista do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levantar fatos que comprovem suas afirmações. Assim sendo, deixe de lado achismos e divagações e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200