Onde não há educação! Há Problemão - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 10/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema penitenciário no Brasil é caro e ineficaz. O Ex- Ministro [ex-Ministro] da justiça [vírgula] José Eduardo Cardozo [vírgula] falou em rede nacional que se fosse condenado a cumprir pena em um presidio comum brasileiro se mataria antes. Disse que se existe um inferno com toda certeza os cárceres nacionais são as inspirações do capeta. E as pessoas riem e ainda acham pouco tudo o que um condenado passa.

Um governo que não investe em educação porque acha que é caro. [vírgula] Pagará muito mais caro o preço da ignorância. Quando uma pessoa entra no mundo do crime ganha uma passagem sem volta, então [vírgula] a missão dos governantes e da sociedade é impedir que o crime destrua cada vez mais famílias [vírgula] seja [sejam] como vitimas [vírgula] ou [sejam] como causadores.

Então o pensamento geral de melhorar o sistema prisional no Brasil está errado! Aí, que se pensar na frente impedindo que alguém chegue á [a] eles. Como? Com educação de qualidade, porque ela é a única e a mais poderosa arma capaz de mudar qualquer sistema. Educação primeiro! Onde não há educação faltará tudo. Se no passado uma família era capaz de cuidar de 15 filhos, por que hoje não tem capacidade de educar e disciplinar um? O que mudou no mundo da década de 70 até hoje? Será que a resposta para esse caos no mundo não estar no passado? Até quando a sociedade brasileira aceitará viver presa mesmo que em cárcere de luxo? Enquanto o poder politico negligência suas obrigações de educar e cuidar de seu povo.

Esse é um problema nacional e deve ser enfrentado com coragem e responsabilidade, e não com paliativos provisórios que logo ficam eternos. Essa situação deve ser extinta para sempre para que assim esse sistema se transforme em uma nova realidade, que seja barato, eficaz e lucrativo pelo menos na dignidade humana. Talvez um novo olhar, um novo toque e uma nova chance de escolher um novo caminho. [vírgula] Porque até agora eles não tiveram escolhas, foram escolhidos por esse sistema desigual, pois a realidade mostra que eles não valem nada, e todos sabem que quem mais pode prejudicar a sociedade são aqueles que acreditam que suas vidas não têm valor.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto. Além disso, cuidado com trechos imprecisos (como os destacados).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200