Direitos humanos: criminosos também merecem? - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 09/01/2017

Status:

Corrigida
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"Toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure a saúde e o bem-estar." Essa é a afirmação que se encontra no artigo 25, parágrafo 1º [vírgula] da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, o documento escrito pela Organização das Nações Unidas (ONU) não é obedecido pelo sistema carcerário brasileiro, que mantém seus prisioneiros em condições de insalubridade, tortura e superlotação. Diante disso, é necessária uma maior atenção do Governo para intervir no problema.

Ainda citando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 5º: “Ninguém será submetido à tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.” Trata-se de mais um definição que não se aplica aos presídios brasileiros, uma vez que os detentos são agredidos com frequência pelos agentes penitenciários e, além disso, são torturados física e psicologicamente durante os interrogatórios policiais. Depreende-se através [por meio] disso que o sistema carcerário brasileiro não é eficiente, uma vez que apenas castiga o prisioneiro ao invés [em vez] de fazê-lo entender a gravidade de seus delitos, evitando novos crimes.

Outrossim, a insalubridade aliada à superlotação das cadeias não condicionam [condiciona] a saúde e o bem-estar assegurados pelo documento da ONU. Tais problemas podem causar conflitos entre os prisioneiros, o que foi o caso de um complexo penitenciário em Manaus. Classificada como a segunda maior chacina ocorrida no Brasil, ficando atrás apenas do massacre de Carandiru, em São Paulo, a rebelião manauense resultou em 56 mortes, incluindo esquartejamentos e decapitações.

Portanto, o sistema prisional brasileiro necessita de atenção e reforma gerida pelo Governo Federal. Ao invés [Em vez] de construir novos presídios, o foco deve ser a conscientização dos detentos, o que pode ser feito através [por meio] de melhorias na qualidade e no acesso à educação pública. Dessa forma, impede-se que novos delitos aconteçam, evitando assim a superlotação das cadeias. Além disso, é função do Governo fornecer ambientes bem equipados que atendam às[as]  necessidades básicas dos detentos, como saneamento, alimentação e lazer. Assim, é possível haver respeito e harmonia no convívio entre prisioneiros sem privá-los de seus direitos.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Cuidado para não exceder o número de linhas permitido na proposta!

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200