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Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 09/01/2017

Status:

Corrigida
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O atual panorama do sistema carcerário brasileiro é preocupante. Isto [Isso] se deve ao fato dessa [de essa] instituição possuir falhas que aparentam ser inerentes à sua existência.

Michel Foucault, filósofo francês [vírgula] afirma que a prisão é uma sistemática falida, pois não é eficiente para resolver a criminalidade ou ressocializar o condenado nem é eficaz para suprir as necessidades da atual sociedade. Essa tese é reforçada por Hugo Leonardo- que é Conselheiro Nacional de Política Criminal e Penitenciária- após a matança ocorrida no presídio em Manaus- AM, em janeiro de 2017. 

Naquela ocasião, 56 detentos morreram após duas facções rivais se confrontarem. Remetendo-se a fatos históricos [vírgula]é relevante ressaltar o ocorrido no presídio de Carandiru, em 1992, onde inúmeros presos morreram devido à resposta policial a uma rebelião. Tendo em vista esses fatores [vírgula] é levantada a hipótese de alterar a modelação desse sistema ou até mesmo extingui-lo e montar outro.

Diante disso, é fundamental que o Estado dê o valor necessário para a segurança de sua sociedade, dando condições necessárias para o trabalho de agentes penitenciários e policiais militares, formando um efetivo de funcionários públicos condizente com a necessidade atual, pois o número de encarcerados tem crescido e está sobrecarregando essas corporações. Dessa maneira, será possível existir segurança, que é condição que todo governante tem o dever de manter, e consequentemente o sistema presidiário não se sobrecarregará e funcionará de uma maneira melhor.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200