Educação e cultura transforma - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 09/01/2017

Status:

Corrigida
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Não é surpresa nenhuma que o sistema prisional brasileiro é falho. Além de caro, é ineficaz e é uma das dividas mais serias [dívidas mais sérias] que a sociedade e o estado [Estado] brasileiro tem.

Recentemente uma chacina aconteceu no Compaj, Manaus, deixando 56 detentos mortos, ficando atrás, a nível nacional, somente para o [do] massacre do Carandiru, São Paulo, que deixou 111 detentos mortos. Estes [Esses] são dois dos poucos exemplos que mostram que o sistema carcerário brasileiro precisa passar por sérias reformas.

É evidente que a prisão no Brasil não fornece nenhum tipo de saneamento básico, saúde, educação e cultura aos detentos. [vírgula] E isso faz com que eles saiam ainda mais revoltados para viver em sociedade.

Tudo que um detento viver no seu tempo preso, [sem vírgula] será refletido nas pessoas que ele conviver após sua saída, seja bom ou ruim, geralmente e  [é] infelizmente ruim. A prisão deveria ser uma forma de transformação psicológica para os detentos, para que assim sejam cidadãos decentes e dispostos a mudar para sair da prisão. Assim [vírgula] muitos dos problemas seriam evitados, como violência, superlotação, motins e etc.

Portanto, entende - se que, [sem vírgula] o sistema prisional brasileiro precisa de uma reforma, e ela pode começar com a apresentação da cultura, educação, esporte e afins para os presidiários. Assim [vírgula] teremos pessoas com a mente mudada e preparada para uma convivência social sem que a vida de outras pessoas seja colocada [sejam colocadas] em risco, pois a educação e a cultura podem transformar um individuo.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer  o texto. Além disso, atente às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido do texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200