O descaso do sistema prisional brasileiro - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 06/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Depois da rebelião de presos em uma penitenciária de Manaus, onde houve um massacre entre presos de facções criminosas rivais que resultou na morte de mais de 50 pessoas, muito tem se debatido sobre a atual e real situação do sistema prisional brasileiro.

Primeiramente, a infraestrutura da maioria das penitenciarias se encontra [penitenciárias encontra-se] em total abandono, juntando-se com a [à] má higiene das celas, falta de água, provando [vírgula] assim, o descaso e a falta de investimentos por parte do governo, essa soma de problemas torna uma luta diária de sobrevivência para os penitenciários [vírgula] que [vírgula] na maioria das vezes [vírgula] não tem atendimento médico.

Outro grande problema é a superlotação e a falta de segurança dentro dos presídios, o que muitas vezes leva a [à] formação de pequenos grupos criminosos [vírgula] formando verdadeiras “escolas do crime”. Além disso, muitas brigas ocorrem entre os presos, levando a mortes. A entrada de armas brancas e objetos pelos muros ou por pessoas que visitam, [sem vírgula] mostra [mostram] a falta de guardas e seguranças, assim como a necessidade de uma fiscalização mais reforçada.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse empasse [impasse]. O governo deve investir na construção de novos presídios para evitar as superlotações. Mudanças na forma como os presos são tratados, segundo as diretrizes dos direitos humanos [vírgula] é [são] de extrema urgência. Além disso, programas esportivos, de qualificação profissional, intermediados por ONGs, são muito importantes para a inclusão social de ex-detentos, desta forma diminuindo a volta dos mesmos ao crime. Então, diante disso, teremos um sistema prisional forte e realmente preocupado com as condições dos seus detentos.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para fundamentar sua tese.

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200