Brasil: o caos no sistema prisional, a dificuldade de ressocialização e a prisão como um ciclo sem fim. - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 06/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema carcerário brasileiro encontra-se em situação precária há anos. Presidiários “amontoados” em celas super lotadas [superlotadas], condições desumanas de higiene, além das torturas relatadas por muitos detentos: esses são alguns dos problemas que levam às temidas rebeliões que já fizeram centenas de vítimas. Como exemplo, o massacre do Carandiru e, recentemente, a rebelião ocorrida no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus.

Um dos episódios mais trágicos já vivenciados pelo Brasil relacionado [relacionados] ao sistema prisional, [sem vírgula] ocorreu na Casa de Detenção de São Paulo – o Carandiru – nos anos 90, quando 111 cativos foram mortos após uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conter o motim. Tal ação policial, cujo intuito deveria ser a promoção da segurança aos presos, revelou-se, no entanto, como uma verdadeira chacina, evidenciando o abuso de poder e a violação dos direitos humanos.

Nesse viés, a revolta ocorrida em Manaus há poucos dias, que deixou 56 detentos mortos e 72 fugitivos, causada pela briga entre facções rivais pelo domínio do tráfico de drogas no estado do Amazonas, coloca em cheque [xeque] a falta de segurança no local, a quantidade excedente de pessoas privadas de liberdade em um mesmo lugar, [sem vírgula] e a facilidade que as mesmas [elas] têm para conseguir “armas”, aparelhos celulares e outros equipamentos proibidos em presídios, visto que, [sem vírgula] muitas vítimas foram decapitadas e vídeos foram gravados e colocados na internet.

É perceptível a calamidade vivida nas penitenciárias brasileiras e sabe-se que o cidadão que praticou algum delito terá grande dificuldade de ressocialização após cumprir sua pena. Para mudar esse cenário, não basta construir novas Casas de Detenção, afim [a fim] de aglomerar mais e mais pessoas; é necessário o investimento do governo em treinamentos aos agentes e policiais, monitoramento do abuso de poder e autoridade desses, bem como, [sem vírgula] o oferecimento de tratamento psicológico aos presos. Contudo, se não houver mudança no pensamento e no olhar de julgo da sociedade, dificilmente haverá a reinclusão de ex-detentos e estes continuarão praticando atos delinquentes contra a moral do povo, fazendo da prisão um ciclo sem fim.
 

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200