Copa de 2014 no Brasil: inviável - Banco de redações


O Brasil deveria receber a Copa de 2014?

Enviada em: 25/06/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de 2014, como se sabe, acontecerá no Brasil. Todavia, defende-se que políticas públicas devem atentar para nossos problemas, e uma Copa não seria viável.

 

O site “Congresso em Foco” afirma que a [Federation Internationale de Football Association] FIFA exige isenção fiscal para a realização do evento no Brasil, o que é bastante injusto. Serão 900 milhões que a União deixará de receber! O que não aconteceu com a Alemanha na Copa de 2006, que recebeu os impostos da FIFA. Além disso, está previsto a retirada de 500 milhões de reais dos cofres públicos para a reforma do estádio do Maracanã, fora outros gastos.

O Brasil carece de melhorias nas principais áreas: educação, saúde e segurança. O fato é que o dinheiro que poderia ser usado para tais investimentos, será para sanar as contas que a Copa do Mundo trará. Lamentável. Jogamos tão bem o futebol, no entanto, deixamos a desejar no que diz respeito à viabilidade de um evento como esse em nosso país.

Soma-se a isso, a insegurança. O brasileiro é bastante acolhedor ao turista, porém, não deixam de existir indivíduos que insistem em violar leis. Isto pode afastar turistas e fazer com que não se atinjam os números previstos desses, e, consequentemente, do capital que tal presença traria.

Por tudo isso, a Copa do Mundo não deve acontecer no Brasil. Será que precisaremos entrar numa crise financeira como a Grécia, que sediou as Olimpíadas de 2004, para percebermos que não devemos “meter os pés pelas mãos”? 

Comentários do corretor


CUIDADO! O NOME COMPLETO DEVE SER ESCRITO SEM CHAVES OU PARÊNTESES. A SIGLA SIM, DEVE ESTAR ENTRE VÍRGULAS OU PARÊNTESES. NESTE CASO NÃO É NECESSÁRIO O USO DO NOME COMPLETO POIS A SIGLA JÁ É MUITO CONHECIDA, ALIÁS, É MAIS CONHECIDA QUE O PRÓPRIO SIGNIFICADO.

 

COMENTÁRIO:

Seu texto está superficial. Você poderia ter explorado mais o tema, com números (dados, estatísticas, etc). Você ficou em apenas um argumento. Quais são os pontos positivos da realização da Copa no Brasil? Antes de criticar, exponha todo o problema. Leia muito mais e procure informações, além da coletânea, que podem enriquecer a sua produção. Ouse.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente