Neste ano a Copa do mundo tem como sede a África do Sul. O país deu início às obras há 6 anos atrás, quando foi determinado pela FIFA que abrigariam a Copa de 2010. Críticas em relação ao dinheiro investido já vinham desde a decisão. A África, carimbada por ser um país pobre, sofreu desde o começo com a falta de verba para a construção e reforma de estádios. Operários constantemente faziam greves e foi cogitada a possibilidade da troca emergencial de sede, caso o país não cumprisse os prazos.
O mesmo pode acontecer com o Brasil, que vai sediar a Copa de 2014. Mais uma vez contradições rondam o caso. A principal crítica diz respeito ao dinheiro que será investido nas obras, dinheiro esse que poderia ser gasto com educação e saúde. Mas sediar a copa deveria ser uma questão beneficente ao país, pois esse dinheiro será revertido em bens, como a construção de estádios que serão usados posteriormente e também a melhoria no transporte.
Deveria então ser cogitada a hipótese de como na Copa da Alemanha em 2006, a união de times e empresas privadas para o auxílio na construção dos estádios, no gasto com a melhoria do transporte, entre outros. Uma Copa não traz somente malefícios, traz benefícios como o aumento no lucro em hotéis, bares, restaurantes, o que faz girar a economia de um país. Sem contar a melhoria na segurança que esperamos que continue pós Copa. É preciso que seja uma Copa limpa, sem sujeira de políticos e muito menos dos próprios brasileiros. Devemos esperar essa copa com as mãos limpas e os pés prontos para conquistar mais um título de campeão.
Comentários do corretor
INICIAIS EM CAIXA ALTA
REESTRUTURE. ESTÁ CONFUSO.
COMENTÁRIO:
Um texto bem estruturado possui pelo menos quatro parágrafos (um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Afinal, qual é a sua opinião sobre o dilema? Esta resposta não está evidente no texto. Quais são suas sugestões para a solução do problema? Procure argumentar mais. Você escreve bem e tem a capacidade de fazer um texto muito mais crítico e persuasivo. Não caia no senso comum e cuidado com o romantismo. Apresente argumentos precisos e coerentes com a realidade.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |