A taça não é nossa - Banco de redações


O Brasil deveria receber a Copa de 2014?

Enviada em: 24/06/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vuvuzela, roupas e rostos coloridos com as tonalidades da bandeira patriótica defendida são alguns dos adereços mais utilizados por torcedores na Copa do Mundo de Futebol. Seja na Alemanha, África ou, quem sabe, no Brasil, o mundial causa alvoroços e expectativas. Contudo, em um país de terceiro mundo, como na terra da torcida canarinho, um evento de tão grande porte pode não significar legados positivos condizentes ao entusiasmo do povo brasileiro.

Acreditar na extrema benevolência que uma copa pode trazer a um país é enganar-se cegamente. Enquanto comemora-se uma suposta vitória de uma nação sobre a outra, esquece-se das mazelas sócias sociais existentes no planeta. Os governos, de forma astuta, valem-se desse desejo por vitória dos fanáticos e constroem discursos e propagandas emocionantes, com ênfase a um suposto, e famoso, orgulho nacionalista. Deplorável.

Como num passe mágico, também surgem recursos públicos que, outrora alegados escassos, financiam obras destinadas, exclusivamente aos dois meses de jogos futebolísticos. Tome-se como exemplo a construção de um estádio em Pernambuco. Ora, se antes os montantes eram “inexistentes”, porque, em pleno processo de pré-hospedagem para tal evento, os mesmo aparecem?

Deturpante, a Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA), não arcará com os impostos decorrentes da venda de ingressos e produtos oriundos da organização futebolística. Esses tributos representam uma considerável perda para uma nação que carece de investimentos em infra-estrutura, saúde, educação e tantos outros.

Destarte, é difícil imaginar a Copa no Brasil sem a participação do estado de São Paulo que, diga-se de passagem, é o que mais gera riquezas à nação e, como se não bastasse, detém o maior número populacional. Sua alienação ao torneio esportivo deve-se, dentre outros fatores, à sua recusa em fabricar, com orçamentos de seu povo, as dispendiosas construções.

Por mais lamentável que pudesse ser para muitos, se o Brasil se negasse a sediar os jogos, daria provas de sua maturidade quanto à gestão de suas finanças frente aos muitos investimentos que teria a fazer. Afinal, respeitar o bolso de seus contribuintes é, obrigatoriamente, o dever de toda nação que se preze.

Comentários do corretor


?

CUIDADO COM A COESÃO. OS MESMOS..

 

COMENTÁRIO:

Seu texto está muito bem escrito. Você apresentou bem o problema e foi bastante crítico. Cuidado apenas com o excesso de adjetivos ok? Continue assim.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente