Investimentos : na copa ou no povo ? - Banco de redações


O Brasil deveria receber a Copa de 2014?

Enviada em: 24/06/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em tempos de crise econômica mundial, é necessário avaliar muito bem onde o dinheiro dos cofres públicos são investidos, uma vez que o governo de cada nação tem a obrigação de oferecer ao seu povo boas condições de saúde, alimentação e educação.Considerando esses fatores, certamente o Brasil não deveria receber a copa de 2014.

Indubitavelmente, melhorias seriam feitas no país, mas os investimentos seriam direcionados aos estádios de futebol, infraestrutura turística e transportes, onde poderiam ser aplicados nos bens essenciais para a população, como na saúde, educação, alimentação, entre outros, onde é realmente necessário investir. Enfim, serão gastos excessivos com o que não é primordial. Além do mais, as reformas dos estádios e a construção de outros seriam bancados em grande parte com o dinheiro público. Tem-se certeza de que a população prefere ter melhorias na qualidade de vida do que investimentos em obras que oferecerão apenas um lucro momentâneo.

Pode-se ter como exemplo a copa desse ano, realizada na África do Sul. País com maior índice de desigualdade do mundo, assediou essa copa. O pouco dinheiro que ainda se tem foi investido em infraestrutura de estádios e acomodações, num país onde mais de 40% da população vive abaixo da linha da pobreza. Uma em cada quatro pessoas está desempregada. Com certeza, esse dinheiro poderia ser aplicado para gerar empregos duradouros, e não apenas temporários, que é o que a copa propicia.

Aliás, o lucro que o país terá será certamente de uma minoria.A FIFA proíbe a venda de artigos não oficiais, onde por exemplo, quem usar a palavra “ copa do mundo ” sem permissão, poderá até ser preso. Infelizmente, a copa do mundo não está sendo para integrar as nações e as pessoas, pois somente os ricos estão se beneficiando dela.

Diante de tudo isso, percebe-se a importância de nesse momento, se investir em bens essenciais para a população, como saúde, alimentação e educação,direcionando o dinheiro público para o benefício de uma grande maioria. Enfim, o Brasil pode esperar um pouco mais para assediar a copa, mas a população não pode esperar para ter seus benefícios de direito, sendo assim, optaremos por um investimento consciente.

Comentários do corretor


CUIDADO COM A REPETIÇÃO

COMENTÁRIO:

Seu texto está bem escrito e não apresenta problemas gramaticais, de coesão ou coerência. Você possui boas ideias. Procure não focar em apenas um argumento para que sua produção não fique repetitiva e cansativa. Leia sempre mais e busque mais informações que podem enriquecer sua redação. Ouse.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente