Futebol - o imaginário do povo - Banco de redações


O Brasil deveria receber a Copa de 2014?

Enviada em: 24/06/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Que o povo brasileiro é apaixonado por futebol, disso ninguém tem dúvida, mas quando a questão é se deve o Brasil ser a sede da Copa de 2014, a resposta é muito mais complexa, e de todos os lados surgem argumentos os mais diversos, ora a favor, ora contra.

Um dos principais pontos levantados pelos analistas refere-se a elevada necessidade de investimentos que o evento requer, no qual incluem-se melhoria na infraestrura, entendendo-se como tal a disponibilidade de estádios modernos dentro de um novo conceito de segurança e conforto das instalações, capacidade de lotação, acessibilidade dentre outros exigidos pela FIFA para um espetáculo de tal envergadura.

As incertezas quanto aos investimentos por outro lado são contrabalançadas, na visão de políticos, pelo movimento na economia que as necessárias obras de adequação dos estádios, ampliação dos transportes e redes hoteleiras em face da demanda de mão de obra e criação de empregos que essas obras implicarão. Por outro lado seus críticos ressaltam que esses investimentos seriam mais bem aplicados em saúde e educação, áreas reconhecidamente carentes de investimento e recursos no nosso país, responsáveis pela indigência social no caso do primerio e entrave no nosso desenvolvimento no segundo.

A despeito do fato de reconhecer que as críticas apresentadas a realização dos jogos no Brasil em 2014 no que concerne aos investimentos tem base fundamentada; e do mesmo modo tendo como base a teoria da piramide de Maslow, que advoga a tese, muito consistente e internacionalmente aceita de que, o homem possui necessidades básicas a serem atendidas, que vão das fisiológicas, como comer e dormir, na base da piramide, passando pelas de segurança e saúde até às de prazer no qual podemos incluir amor e relacionamento social, sou levado a propor uma inversão desta lógica, levando em consideração que o futebol é o imaginário do povo.

A história recente do país, com a realização do Pan-Americano no Rio de Janeiro, nos permite avaliar que houve tropeços, mas que esse imaginário foi atingido e fez muito bem ao ego carioca. Será que o povo brasileiro não merece? Acrescente-se a isso a inegável capacidade de empreendedorismo do povo brasileiro e ao cenário favorável de nossa economia, vamos ousar e fazer um bonito espetáculo, com a mesma responsabilidade que temos ao investir em saúde e educação.

Comentários do corretor


REVISÃO: COMO USAR CORRETAMENTE A CRASE

CUIDADO COM A UTILIZAÇÃO DO SE NESSES CASOS

CONFUSO

APÓS AS PALAVRAS DESTACADAS É NECESSÁRIO O USO DA VÍRGULA

OBSERVE O TAMANHO DE SEU PERÍODO. ESTÁ CONFUSO

COMENTÁRIO:

Seu texto está muito confuso. Procure escrever de forma mais clara e direta. Você tem boas ideias mas elas se perdem nas estruturas de suas frases. Cuidado com isso, pois o conteúdo perde seu valor e sua produção perde sua criticidade. O leitor deve entender de imediato o que está escrito para que formule uma opinião. Cuidado! Leia mais e pratique! Você é capaz de fazer uma produção muito mais persuasiva e clara.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente