A Copa no Brasil: oportunidade de refletir por mudanças sociais - Banco de redações


O Brasil deveria receber a Copa de 2014?

Enviada em: 16/06/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Em 2014, Copa do mundo no Brasil. Grandioso evento que promove o esporte reúne o intercâmbio mundial, aumenta o fluxo financeiro e gera renda no país. Durante os momentos preparatórios para a Copa, muitos assuntos são discutidos pela mídia e pelo povo e promessas governamentais trazem a tona uma questão ainda muito controversa: o Brasil deveria sediar a Copa?
Os fatores que desfavorecem o Brasil são problemas comuns a todos os países subdesenvolvidos. Mas não é o evento que prejudica as condições sócio-econômicas do país, ela só agrava a má administração financeira que sempre existiu.
Analisando pelo lado positivo, a demanda por maior mão-de-obra realmente traz benefícios para os trabalhadores, como na área de construção civil, redes hoteleiras, comércios, turismo, publicidade, fábricas têxteis, dentre outras. Mas estas questões só favorecem trabalhadores que já atuam nessas áreas. Enquanto que geração de empregos para novas oportunidades ainda estará em falta. Principalmente porque, para atuar em um grande evento internacional a exigência por uma qualificação profissional é muito segregadora, pois não condiz com a realidade social do país. Grande parte da população não tem fluência culta na língua estrangeira, por exemplo, porque os métodos de ensino nas escolas públicas não permitem que o aluno tenha essas condições.
Os estabelecimentos comerciais e infra-estrutura esportiva vão continuar servindo de consumo para minoria da elite sendo a única a poder ter condições financeiras em usufruí-las. Mas isso seja com ou sem a Copa.
Renda e recursos suficientes o país tem, afinal o Brasil tem um dos maiores PIBs mundiais, mas infelizmente enfrenta o pior índice de concentração de renda da América Latina.
O Brasil tem o direito de recebê-la como qualquer outra nação, isto é questão de democracia globalizada. Aliás, a sediação da Copa pode ser benéfica, pois são um argumento a mais para se discutir essas questões sociais através dos meios de comunicação, estabelecimentos e instituições públicas. Abrindo espaço para que a sociedade tenha uma visão mais crítica sobre o assunto pressionando o governo a melhorar as condições sociais do país. Afinal, o que a população deve ter em mente, é que Copa do mundo não é só diversão esportiva, bandeira no peito e sentimento ufanista. Copa é questão de política financeira cultural e é esse ponto que está em jogo.

Comentários do corretor


REVISE AS NOVAS REGRAS DO HÍFEN

MAS SE NOVAS VAGAS ABRIRÃO, DESEMPREGADOS PODERÃO OCUPÁ-LAS.

ONDE ESTÃO OS DADOS QUE COMPROVAM SUA AFIRMAÇÃO?

POLÍTICA, FINANCEIRA E CULTURAL, E..”

COMENTÁRIO

O tema proposto abre caminhos para diversas discussões. Você poderia ter explorado mais as questões políticas e econômicas através de dados e de estatísticas. Além disso, busque outras informações em diferentes fontes que valorizem a sua redação. Leia sempre mais. Você é capaz de fazer um texto muito mais crítico e persuasivo.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente