A educação é de suma importância para que os indivíduos participem efetivamente da sociedade e não sejam subjugados à a péssimas condições de trabalho.O ensino brasileiro apresenta graves problemas e muitos já perderam a esperança da resolução dos mesmos.
Uma meta importante na educação do Brasil é diminuir o analfabetismo funcional. Há vários brasileiros alfabetizados, mas sem a capacidade de compreender textos básicos. Uma vez que as exigências para a contratação estão maiores, atingir essa meta não* será a solução para a melhoria da condição de vida dessa parcela da população.
As mazelas no ensino são encontradas desde a educação infantil. Não receber uma educação eficiente e o acompanhamento dos pais na vida escolar são fatores que propiciam a incapacidade do desenvolvimento de habilidades básicas entre adolescentes e adultos.
Além disso, a desigualdade social e a desvalorização do professor são agravantes desse cenário. A educação de forma prazerosa e como possibilidade de elevar os indivíduos à a níveis semelhantes torna-se uma realidade distante.
Enfim, segundo Paulo Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco." Mediante essa afirmação, valorizar os profissionais da educação e incentivar o acompanhamento escolar dos filhos são boas medidas para reverter tal quadro.
Comentários do corretor
* não será ou será? O raciocínio ficou incoerente neste trecho do texto.
Atenção à ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais as informações e dados divulgados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |