“Pirata”, aquele que cruza os mares a fim de saquear a riqueza alheia, segundo Homero, em “A Odisseia”. No entanto, a história passa por constantes mudanças e os piratas contemporâneos já não usam mais barba e gancho na mão.
Promoção ou armadilha? Em tempos de crise, não se deixar levar pela lábia dos novos corsários – ou, empresas abusivas- é essencial. Porém, comprovado pelo Instituto Ipsos, 71% da população mede sua felicidade baseado baseada no que compra e possui. A situação está tão crítica, a ponto de, nos EUA, a empresa Lease Your Body (algo como “alugue seu corpo”) pretende reunir interessados em se lotear temporariamente para venda de produtos. É o novo slogan do século XXI “Compro, logo existo”.
Este novo “Katrina financeiro” arrasta e acarreta diversas instabilidades econômicas em famílias despreparadas, que ainda não possuem discernimento para diferenciar o gasto inteligente do supérfluo. Assim, já dizia Luis Fernando Veríssimo, os brasileiros estão sofrendo de esclerose precoce. Sabe aquele carro? Esquece! Aquela viagem? Esquece! Tudo o que a presidente prometeu? Esquece!
Esta nova ideologia do “queremismo” será retraída. É necessário que o Estado divulgue o Art. 6º da Constituição Brasileira, para que as famílias estejam cientes dos direitos básicos do consumidor. Porém, justamente a escola vem sendo cobrada para mais uma função: educação financeira. O que os mais novos têm a ver com isso? Quem tem renda e controla os gastos- ou, se descontrola com eles- são os pais. Visando atingir o alvo certo, o governo deve disponibilizar informativos e campanhas com dicas de economia mensal, enfatizando as estratégias valiosas de registrar todas as despesas e a criação de metas para futuros gastos, conforme feito no blog GuiaBolso; (.) Lembre-se, nos corredores circulares do shopping, análogos aos círculos do inferno da obra de Dante Alighieri, os corsários do novo século, agora, usam terno e gravata. Fique alerta!
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto, fazendo uso de algumas referências criativas e bem humoradas. No entanto, falta um pouco mais de desenvolvimento do tema em si, de maneira mais objetiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |