O Brasil vem passando por um momento frágil em sua economia, (.) com a crise que assola o país, milhões de pessoas sentem diariamente as consequências financeiras que esse processo acarreta em suas vidas. Tentando superar esse essa fase, várias medidas são adotadas, objetivando no corte de despesas e redução de gastos.
Vários países do mundo vêm passando por um momento delicado, dentre eles o Brasil. Uma crise financeira, que faz com que o custo de centenas de produtos importa-dos importados fiquem mais caros e os exportados deixem de ser tão vendidos, pois o mercado in-ternacional internacional está em um momento de recessão econômica, para minimizar gastos e pagar dividas. A crise afeta diretamente ou indiretamente pessoas de todas as classes sociais (do) país, que diminuem gastos e pagam mais impostos, buscando superar esse problema.
Assim como na crise de 1929, que culminou no Brasil, gerando queda nos preços e aumento das dividas, a crise provocou uma diminuição na renda e consumo no mundo todo, prejudicando ainda mais as vendas. Com o orçamento mais apertado, todos fazem economias, deixam de comprar bens supérfluos, para comprar apenas o essencial para manter a família e tentar não criar dividas. São criados mais imposto, os juros ficam mais altos e a cada dia é crescente o preço dos produtos.
Com a economia em crise, inflação no maior nível e juros em alta, economizar é necessário para a saúde financeira da família. Os brasileiros têm que poupar gastos na alimentação, economizando água, evitando o desperdício de energia e desenvolvendo técnicas em grupo, para poder poupar, como a compra de grandes quantidades de mercadorias, para obter maiores descontos e tentar fazer o salário sobrar no fim do mês.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |