Em tempos de crise, a qualidade de vida de uma família pode mudar de maneira repentina, em geral para pior. Nesse cenário, a economia doméstica exerce um papel essencial no equilíbrio das receitas e despesas de uma família.
Muitas pessoas não se preparam para momentos de crise. Então(,) com a sua chegada(,) há o aumento nos pedidos de crédito em bancos, que muitas vezes possuem taxas e juros exorbitantes, podendo levar o consumidor à inadimplência.
As empresas erram ao não orientar os clientes dos riscos a que estão sujeitos. Assim, problemas decorrentes do endividamento(,) como: stress, depressão e até suicídio; (,) poderiam ser evitados caso as empresas estivessem mais comprometidas com o consumidor.
Na maioria das escolas não é ensinado se ensina noções de economia, as crianças não aprendem a lidar com o dinheiro, nem com a economia doméstica. Tal condição, propicia essas crianças a se tornarem adultos com problemas financeiros.
É imprescindível manter uma economia doméstica estável, para isso é importante ser organizado em relação às despesas, evitar gastos supérfluos e pesquisar preços antes de comprar. A implantação da economia nos currículos escolares também seria uma medida efetiva, já que evitaria o futuro endividamento da população brasileira.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |