A crise financeira no Brasil tem sido um dos temas mais falados na imprensa(,) como também o quanto tem afetado a população, dos quais que tem aberto mão do conforto para ter que viver em dias com suas contas. Porém, ela contribuiu não só para pôr limite no consumo, mas fazer com que o brasileiro aprenda a educar-se financeiramente.
Embora a crise financeira não seja um fator positivo para o país, tem feito muita gente abrirem os olhos no que diz respeito a suas finanças, a aprenderem (a) economizar e até mesmo abrir o próprio negócio. Como também contribuiu para que fiquem atentos e preparados para o caso de outra crise ocorrer. Além disso(,) aprender (a) lidar com tais situações tem feito as famílias educarem-se financeiramente e passar esses valores para os filhos que serão futuros e conscientes consumistas.
No entanto, ainda há muitos brasileiros inadimplentes(,) o que corresponde a quase 40% segundo o SPC Brasil(,) e esse fato se deve a à falta de conhecimento de algumas pessoas em relação aos juros do cartão de crédito, (.) muitas vezes(,) mesmo com o dinheiro para pagar a à vista(,) preferem comprar no cartão, ou seja , têm a certeza de que terá o dinheiro para pagar quando chegar a fatura , isso sem ao menos saber se estará trabalhando ou não, como aconteceu com os brasileiros que perderam seus empregos recentemente e(,) como conseqüência(,) entraram na lista dos endividados..
Enfim, nota-se que alguns brasileiros enquanto aprenderam (a) lidar com a crise (e) até conseguiram se re-erguer reerguer, o que fez abrir com que abrissem o próprio negócio e aprender aprendessem á a economizar. Enquanto isso, os que estão endividados terá terão que negociar suas contas(,) como também procurar comprar a à vista, usar cartão de crédito só em caso de emergência, jamais gastar além do que se ganha e esperar para comprar em promoções,assim fará farão não só uma economia(,) como terá terão uma vida tranqüila e livre de estresse.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |