O tratamento da economia doméstica no país vive na marginalização, a nação brasileira não possui educação financeira em nenhuma esfera. O excesso de créditos dos últimos anos trouxe euforia nas compras e endividamento da população. Atualmente estamos em tempos de crise, e o momento requer planejamento nas compras e gerenciamento no orçamento familiar.
A sociedade brasileira jamais esteve preparada para tanta oferta de crédito, nunca houve qualquer tipo de política voltada para o ensino financeiro. O poder aquisitivo aumentou, mas nada foi realizado para garantir a estabilidade, o despreparo falou mais alto, e o endividamento prosperou junto com a inadimplência da classe média. Dessa forma, fazer com que a educação financeira faça parte do currículo escolar das crianças e jovens, é uma necessidade emergencial, desta maneira teremos uma sociedade lúcida para economicamente sanar transtornos em tempos de crise.
Além disso, os bancos públicos que deveriam funcionar como agências de auxílio econômico, dando suporte e orientação na área de economia familiar, pelo contrário, em vez disso são instituições treinadas para ludibriar e vender cada vez mais. O consumidor sente-se obrigado a comprar produtos em vendas conjuntas. É preciso, portanto, mais qualidade no atendimento, (.) a empresa pública não pode virar loja onde o funcionário deve vender a qualquer custo, as instituições públicas bancárias têm o dever de oferecer o melhor produto para seu cliente, esta deve ser uma aliada do orçamento familiar.
A educação da sociedade em qualquer matéria é bem recebida, não se pode ter crescimento de uma nação sem investimento na sua formação. O país necessita aprimorar seu sistema financeiro, e deve começar na economia doméstica, ensinando suas crianças e jovens a bem gerir o orçamento familiar. A escola tem a obrigação de levar os ensinamentos para o seio familiar, é preciso o apoio das autoridades para lançar um programa de crescimento econômico com base na educação financeira da população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolvar um raciocínio mais aprofundado e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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