Em tempos de crise, todos se veêm veem loucos(,) não é mesmo? Ainda mais, depois de um aumento no orçamento no país. A crise está chegando, para muitos já chegou, não só para algumas famílias, mas sim para o país todo. Empresas, pequenas e grandes, lojas, mercados, salão de beleza, tudo, está sendo afetado, todos estão vendo produtos e serviços sendo reduzidos.
Preocupação e desespero resumi resumem o que cada cidadão está passando nessa onda de crise.
" O que será do futuro? O que fazer ? Como viver ?" Realmente não há quem não está esteja com essas perguntas passando pela cabeça a todo momento. Ansiedade, medo, preocupação, para muitos isso gera problemas de saúde.
Será difícil (os brasileiros) cortarem gastos (a) que estão acostumados de uma hora para outra, porém será preciso e terão que se acostumar.
Comece desligando a luz em um comôdo da casa que não está ninguém, assistir a televisão todos juntos, é uma boa ideia e também juntará a família como nos tempos antigos. Tomar banho por um tempo mais curto, guardar água da roupa já lavada para utilizar em limpezas de calçadas. Ir ao mercado uma só vez e comprar tudo que precisará para toda a semana, sendo assim não precisando voltar a todo momento para comprar algo, sem ao menos pesquisar preços. Algumas dessas dicas, irão ajudar, (é) só colocar em prática!
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão frasal. É preciso revisar também a estrutura dos parágrafos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, porém o raciocínio pode ser melhor desenvolvido, em a argumentação não extrapolou o senso comum e ficou superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |