Diante do cenário em que se encontra a economia brasileira, planejar para enfrentar os altos preços dos produtos, tornou-se prioridade dos consumidores. Além disso, as pessoas buscam (uma) forma de atender suas demandas de consumo sem ficarem endividado endividadas.
O mercado brasileiro nunca foi uma constante, pois sempre teve seus altos e baixos no quesito preços, visto que, sempre se vê na mídia o aumento de custo de determinados produtos que a nossa sociedade consumista precisa ter, o qual vai os quais vão desde alimentos até ao celular de última geração. Não obstante, diante desse panorama(,) toda a família é afetada, mas não há núcleo familiar que sinta (mais) no próprio bolso o efeito da crise, se não aqueles de grande vulnerabilidade econômica.
Tal classe vem se reestruturando domesticamente na hora das compras para que possam unir o necessário ao útil, selecionando produtos com preços que caibam no seu orçamento sem desestabilizar as finanças familiares e evitar o endividamento. Com isso, temos como dilema atentar para a instabilidade econômica do país e vê-la como uma problemática que estará presente na mesa do jantar na hora de comer o arroz ou feijão(,) que teve aumento no mercado e diminuiu no seu prato.
Diante disso, o Estado tem que estabelecer preços que não afetem drasticamente as classes sociais menos favorecidas, as famílias precisam se auto-policiar na hora das compras buscando fazer comparações entre preços de um mesmo produto, evitar o uso excessivo do cartão de crédito e ter sempre um dinheiro reserva para casos de emergências.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |