A economia no país tem tido inflação, o a qual as famílias brasileiras acabam por muitas vezes ignorar, procurando o “sonho de consumo”(com o aumento da “classe média” com poder de compra). Tais casos fazem as famílias se endividarem, comprometendo uma quantidade razoável de suas rendas por alguns meses ou não, para produtos que não têm grande importância à família.
Isso ocorre em “inumeráveis” inúmeros casos devido ao crédito fácil e pré-aprovado, à “guarda baixa” dos compradores e falta de autocontrole dos próprios compradores. Ou seja, desde a passagem do período em que(,) a fim de conseguir crédito, havia a necessidade de ser entrevistado e a situação do indivíduo ser avaliada para receber o benefício, para a situação atual de crédito pré-aprovado fácil de se obter, como se percebe-se que o conceito de crédito mudou muito.
Nas últimas décadas ocorreu um aumento da compra desregulada e não-programada de bens consumíveis, principalmente por parte dos “jovens”, muitas vezes se endividando devido a isso, (.) todavia isso não é feito só por eles, muitas vezes “chefes de família” mesmo se endividam indevidamente. Somente nos últimos anos ocorreu uma ligeira melhora com o “controle das contas”, ainda havendo muitos com dívidas com ligeiras variações na situação.
Os brasileiros devem aprender a ter “autocontrole” e a pratica-lo para conseguir manter seu poder de compra, prestando atenção especial aos valores médios do salário,das despesas(dívidas) e as “necessidades”(,) e coloca-los nas planilhas visando não aumentar as dívidas e a poupar dinheiro. (,) Repensando várias vezes o que é realmente necessário e o que realmente querem.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível aprofundar um pouco mais a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |