Nos últimos anos o Brasil passou por um momento de desenvolvimento econômico e isso proporcionou a à boa parte da população considerada pobre, o consumo de bens ou serviços que não são essenciais. Isso ocorreu devido ao aumento da renda do brasileiro e a à facilitade facilidade de obtenção de crédito. Entretanto, o panorama atual do país é de crise e isso tem como consequência a redução do poder de compra do consumidor brasileiro.
Porém(,) parte siginificativa da população desenvolveu nos tempos de prosperidade, uma tendência consumista. Esse consumismo desenfreado(,) combinado com a inflação resultante da crise econômica(,) tem como consequência o endividamento de grande parte da população brasileira. Diante deste problema(,) faz-se necessária a redução de gastos e o gênesis desse processo deve ser no lar de cada brasileiro.
A família(,) por ser o primeiro núcleo econômico direto de um indivíduo, deve estar com o seu orçamento equilibrado. Para isso, o cidadão deve educar-se financeiramente, e ter consciência (de) que não de se deve gastar além do que se ganha. Existem diversas atitudes que podem ser tomadas para que se tenha uma redução dos gastos familiares, que vão desde o corte nos gastos ditos supérfluos, até mesmo a redução de gastos considerados necessários.
Pesquisar preços, escolher marcas mais baratas na hora de adquirir um produto ou serviço são outras maneiras de economizar dinheiro. Porém(,) o brasileiro precisa ter consciência (de) que o maior ganho que ele terá ao educar-se financeiramente será em qualidade de vida. Visto que as dívidas podem acarretar em problemas psicológicos, emocionais, conjugais, etc. Esse comportamento deve ser aplicado tanto durante uma crise, quanto durante tempos de bonança.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, falta sair um pouco do senso comum sobre o assunto, talvez explorando mais exemplos práticos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |