Stress. Ansiedade. Dor de cabeça. Esses são os efeitos que o endividamento causa no núcleo familiar em tempos de crise. Afinal, tem como extinguir esse mal e o suposto efeito dominó que dele acarreta?
Segundo o banco Central, ''o endividamento das famílias brasileiras com sistema financeiro subiu de 45,9% em junho para 46,0% em julho''. Isso se deve a à facilidade com que as empresas e/ou bancos oferecem crédito, que acaba sendo uma verdadeira armadilha e deixa o consumidor na inadimplência. Haja vista que na obra "O Capital"(,) do alemão Karl Max(,) publicada em 1867, ''O Capital'', trata essa forma de obtenção de créditos com juros mais altos como efeito da microeconomia, onde ocorre incentivos a quem consome.
Certamente, as famílias têm que poupar um pouco do salário para coibir futuros imprevistos. Por conseguinte, a única forma de burlar além de poupar é parar de consumir bens ou serviços que não são essenciais. Assim, o orçamento vai render em tempos de crise, caso contrário, terá que fazer serão necessários empréstimos para pagar as dívidas, adentrando nesse ciclo sem fim da inadimplência (efeito dominó).
Portanto, a economia doméstica é um assunto sério que deve ser discutido por toda a família para manter as finanças saudáveis. As Organizações não Governamentais (ONGs) e as empresas privadas devem usar a mídia com o intuito de incentivar a poupar e o modo de fazer isso, veiculando não só por comerciais, mas também com rádios, jornais e publicidade na internet. Por fim, cabe a às escolas fazer palestras sobre como é importante evitar gastos supérfluos em tempos de crise, para que as crianças de hoje sejam os poupadores de amanhã.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à impessoalidade inerente ao tipo de texto trabalhado.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |